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dc.creatorPatrício, Mara de Deus-
dc.date.accessioned2022-11-30T17:14:12Z-
dc.date.available2022-11-30T17:14:12Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.citationPATRÍCIO, Mara de Deus. Miudezas poéticas de Drummond. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.605.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36505-
dc.description.abstractThe present article contemplates the poetic details of Carlos Drummond de Andrade. The poet from Minas Gerais, born in Itabira do Mato Dentro, is an expressive representative of Brazilian Modernism and has a vast poetic work in which he deals with the social context, affective situations kept in memory, everyday approaches and small details that we can find in his simple verses. It is with the use of poetic resources that Drummond characterizes the undermost, giving a special worth to ideas and words. Making intelligent use of irony, using free verse and paving his poetic work with a succinct and admirable prosaism, the poet today occupies a place of reverence in Brazilian literature. In the proper use of poetic language, Drummond constructed images that imprinted in his memory and in the memory of those who read him an indelible poetic mark that relates his sensitivity to common, simple, prosaic and small things. Supported by the thought of Gaston Bachelard The Poetics of Space (1974) and Air and Dreams: An Essay on the Imagination of Movement (2001), this study dealt with the smallest as a mark of greatness and enlargement in Drummond's work, and was divided into three chapters – Where the Smallness Rest, Everyday and Memory and Drummond’s Smallness. The investigated poems were grouped in the sub-themes Habits, Minas’ Manners, Utilities and Purposes. Keywords: poetry; smallness; memory; everyday; prosaic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpoesiapt_BR
dc.subjectínfimopt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectcotidianopt_BR
dc.subjectmiudezaspt_BR
dc.subjectpoetrypt_BR
dc.subjectsmallnesspt_BR
dc.subjectmemorypt_BR
dc.subjecteverydaypt_BR
dc.subjectprosaicpt_BR
dc.titleMiudezas poéticas de Drummondpt_BR
dc.title.alternativeDrummond’s Poetic Smallnesspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Enivalda Nunes Freitas e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9820315334900506pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Erick Gontijo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1911431769255235pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6091564611629240pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8400107239750965pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho contempla as miudezas poéticas de Carlos Drummond de Andrade. O poeta mineiro, nascido em Itabira do Mato Dentro, é um expressivo representante do Modernismo Brasileiro e tem uma vasta obra poética em que trata do contexto social, situações afetivas guardadas na memória, abordagens do cotidiano e miudezas que podemos encontrar em seus versos mais singelos e simples. É com o uso dos recursos poéticos que Drummond caracteriza o ínfimo imprimindo um valor especial às ideias e palavras. Fazendo uso inteligente da ironia, abusando do verso livre e pavimentando sua obra poética com um prosaísmo sucinto e admirável, o poeta ocupa hoje um lugar de reverência na literatura brasileira. No uso adequado da linguagem poética, Drummond construiu imagens que fixaram na sua memória e na memória de quem o lê uma marca poética indelével que relaciona a sensibilidade às coisas comuns, simples, prosaicas e pequenas. Apoiado no pensamento de Gaston Bachelard (A poética do espaço (1974) e O ar e os sonhos (2001)) que dispõe sobre o poder da imagem poética e dá protagonismo ao devaneio, esse estudo tratou do ínfimo como marca de grandeza e alargamento na obra de Drummond. São as miudezas revestidas de uma simbologia e que, como uma nova imagem, encontram na interpretação de Bachelard a ideia de que, assim sendo, também enriquece a língua. O presente estudo está desdobrado em três capítulos – Onde descansam as miudezas, Cotidiano e Memória e As miudezas de Drummond. Os poemas investigados foram agrupados nos subtemas Costumes, Modos de Minas, Utilitários e Propósitos. Palavras-chave: poesia; ínfimo; memória; cotidiano; miudezas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.605pt_BR
dc.orcid.putcode123902369-
dc.crossref.doibatchid47f15f7f-0f39-4763-8750-64d36de1bdb8-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoPoesia brasileirapt_BR
dc.subject.autorizadoVersos popularespt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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