Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGama, Daniella Umbelino-
dc.date.accessioned2022-10-25T13:42:32Z-
dc.date.available2022-10-25T13:42:32Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationGAMA, Daniella Umbelino. Educação como direito humano: uma análise de dissertações e teses das universidades Federais da Região Centro-Oeste. 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5070.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36325-
dc.description.abstractThe search for an education for all requires the consideration of the historical and current context in which the defense of education as a right is developed and the implementation of necessary changes for it to materialize. In this sense, the present research developed within the scope of the Line of Educational Knowledge and Practices had the general objective to analyze how the dissertations and theses of the Graduate Programs in Education of the Federal Universities of the Central-West Region, defended in the period between 2016 to 2020, have addressed the issue of Human Rights and what contributions these works have brought to education. The specific objectives consisted of: identifying the concept of Human Rights assumed by the authors of the works; indicate other themes and concepts presented by the authors related to the theme of Human Rights; and explain the main results of these researches. This research, of the bibliographic type, was developed from approximations with historical-dialectical materialism, establishing a dialogue with the decolonial perspective that contributed to deepening the understanding of education in human rights. Content analysis, based on Bardin (2011), guided the construction of analysis categories according to the research questions and objectives. We understand that the concept of human rights that guides the analyzed works is linked to the contemplation of diversities and interculturality for the proper inclusion of all people as subjects of rights. In general, the studies indicate the need to overcome violence and point out the urgency of building training processes anchored in more human values ​​and in the strengthening of personal interrelationships, in order to consolidate Education in Human Rights. Research in education, such as those analyzed and which work with the theme of human rights, substantiate the need to transform education in the sense of thinking about the processes that influence it, identifying and breaking with injustices and developing with the subjects a formation more humane that reflects on social relations and the realization of a more dignified life for all people, corroborating with the structuring of a country project with more social justice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectEducation in Human Rightspt_BR
dc.subjectDiferençaspt_BR
dc.subjectDifferencespt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAnálise de pesquisaspt_BR
dc.subjectResearch Analysis.pt_BR
dc.titleEducação como direito humano: uma análise de dissertações e teses das universidades federais da Região Centro-Oestept_BR
dc.title.alternativeEducation as a human right: an analysis of dissertations and theses from Federal Universities in the Midwest Regionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Geovana Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047532255499546pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Altina Abadia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043482800761732pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775429764441200pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8178984865622910pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA busca de uma educação para todos exige a consideração do contexto histórico e atual em que se desenvolve a defesa da educação como direito e da implementação de mudanças necessárias para que ela se concretize. Nesse sentido, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito da Linha de Saberes e Práticas Educativas teve como objetivo geral analisar como as dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades Federais da Região Centro-Oeste, defendidas no período compreendido entre 2016 a 2020, têm abordado a temática dos Direitos Humanos e quais contribuições esses trabalhos têm trazido para a educação. Os objetivos específicos consistiram em: identificar qual o conceito de Direitos Humanos assumido pelos autores dos trabalhos; indicar outros temas e conceitos apresentados pelos autores relacionados à temática dos Direitos Humanos; e explicitar os principais resultados dessas pesquisas. Esta pesquisa, do tipo bibliográfica, foi desenvolvida a partir de aproximações com o materialismo histórico-dialético, estabelecendo um diálogo com a perspectiva decolonial que contribuiu para aprofundar a compreensão da educação em direitos humanos. A análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2011), orientou a construção de categorias de análise de acordo com as questões e objetivos da pesquisa. Compreendemos que a concepção de direitos humanos que orienta os trabalhos analisados está ligada à contemplação das diversidades e da interculturalidade para a devida inclusão de todas as pessoas como sujeitos de direitos. De modo geral, os estudos indicam a necessidade da superação das violências e apontam a urgência de se construir processos formativos ancorados em valores mais humanos e no fortalecimento das inter-relações pessoais, de forma a consolidar a Educação em Direitos Humanos. As pesquisas em educação, como as que foram analisadas e que trabalham com a temática dos direitos humanos, substanciam a necessidade de transformar a educação no sentido de pensar os processos que a influenciam, identificar e romper com as injustiças e desenvolver com os sujeitos uma formação mais humana que reflita nas relações sociais e na realização de uma vida mais digna para todas as pessoas, corroborando com a estruturação de um projeto de país com mais justiça social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration172pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5070pt_BR
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoDireitos humanospt_BR
dc.subject.autorizadoEducação e direitos humanospt_BR
dc.subject.autorizadoTeses e dissertações em educaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoDireitoHumano.pdfDissertação2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons