Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36324
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Ianni Sousa-
dc.date.accessioned2022-10-24T19:18:00Z-
dc.date.available2022-10-24T19:18:00Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.citationBORGES, Ianni Sousa. O negacionismo em sala de aula: e agora professor(a)?. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.498pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36324-
dc.description.abstractThis research addresses the historical denialism on the subject of Civil-Military Dictatorship in Brazil that began to spread, especially in digital media, due to the current political moment and its extreme right-wing sphere. This situation has entered History classes and, at times, has provoked clashes between students who, influenced by Fake News and other digital sources, question historical truths and find, we teachers, unprepared to address denialism. Reconstructing the memory of the Dictatorship as a period without rights, without individual freedoms, of torture and authoritarian abuse by the State, has become an important social demand, therefore, a duty of the History teacher. Approaching the History of the Present Time and Public History, it was intended to bring together in an App, public content and didactic strategies of collaboration with teachers, which also contribute to the fight against historical denialism, seeking to strengthen the way in which teachers and students receive the various information from digital channels.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
dc.subjectNegacionismopt_BR
dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
dc.titleO negacionismo em sala de aula: e agora professor(a)?pt_BR
dc.title.alternativeDenialism in the classroom: what now teacher?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jeanne-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8528187665285090pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Nara Rubia de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6571189545319657pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa aborda os negacionismos históricos sobre a temática Ditadura Civil-Militar no Brasil que passaram a se propagar, principalmente nas mídias digitais, devido o momento político atual e sua esfera de extrema direita. Essa conjuntura adentrou as aulas de História e, por vezes, vem provocando embates entre estudantes que, influenciados pelas Fake News e outras fontes digitais, questionam as verdades históricas e encontram, nós professores, despreparados para abordar os negacionismos. Reconstruir a memória da Ditadura como um período sem direitos, sem liberdades individuais, de torturas e abusos autoritários por parte do Estado, transformou-se em uma importante demanda social, portanto, um dever do professor de História. Abordando a História do Tempo Presente e a História Pública, pretendeu-se reunir em um App, conteúdos públicos e estratégias didáticas de colaboração aos docentes, que contribuam, também, no combate ao negacionismo histórico, buscando ainda fortalecer a maneira como os(as) professores(as) e os estudantes recebem as diversas informações advindas dos canais digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration134pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.498pt_BR
dc.orcid.putcode121435762-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoDitadurapt_BR
dc.subject.autorizadoBrasil - História - 1964-1985pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NegacionismoSalaAula (1).pdf4.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons