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dc.creatorFonseca, Adriano Mendes da-
dc.date.accessioned2022-10-21T12:49:02Z-
dc.date.available2022-10-21T12:49:02Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationFONSECA, Adriano Mendes. Ensino de história e memória: educação patrimonial no município de Esmeraldas MG. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5067.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36305-
dc.description.abstractThis Master's dissertation is based on the need to deepen studies on Heritage Education in Basic Education. We will work with the Municipality of Esmeraldas, having as its first denomination Vila de Santa Quitéria, built in the first decades of the 18th century, on the routes that linked the gold-bearing region, based on the Catholic belief to the Portuguese Saint Quitéria, founded on the sesmarias system, to meet the shortage of food supply in Minas Gerais. The region has a relevant contribution to the culture and historical heritage of the State of Minas Gerais and its rich heritage is little explored. We will analyze in this work part of the historical heritage of Santa Quitéria, current Esmeraldas, from Praça da Matriz de Santa Quitéria, today Praça Getúlio Vargas. We will highlight the legacy of the first settlers and the population's relationship with the heritage and their occupation of the public square in some historical contexts. As a product of the research, we developed a site containing photographs, maps and narratives about the Historic Center, in which we highlight the formation of Vila de Santa Quitéria from the square, as well as the legacy of the first settlers, in addition to what remains of the heritage material and the population's relationship with this public space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectespaços de memóriapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectEsmeraldaspt_BR
dc.subjectPraça da Matriz de Santa Quitériapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectmemory spacespt_BR
dc.subjectHeritagept_BR
dc.subjectEsmeraldaspt_BR
dc.subjectMain Square Santa Quitériapt_BR
dc.titleEnsino de história e memória: educação patrimonial no município de Esmeraldas MGpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history and memory: heritage education in the municipality of Esmeraldas MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Jean Luiz Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2300258713505621pt_BR
dc.contributor.referee1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Luiz Henrique Assis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6363095991840726pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948884908916375pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado é fundamentada na necessidade de aprofundamento dos estudos sobre Educação Patrimonial no Ensino Básico. Trabalharemos com o Município de Esmeraldas, tendo como primeira denominação Vila de Santa Quitéria, erguida nas primeiras décadas do século XVIII, nas rotas que ligavam a região aurífera, baseada na crença Católica à Santa portuguesa Quitéria, fundada com base no sistema de sesmarias, para atender a carência de abastecimento de alimentos das Minas Gerais. A região tem relevante contribuição para a cultura e patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais e seu rico patrimônio é pouco explorado. Analisaremos neste trabalho parte do patrimônio histórico de Santa Quitéria, atual Esmeraldas, a partir da Praça da Matriz de Santa Quitéria, hoje Praça Getúlio Vargas. Destacaremos o legado dos primeiros povoadores e a relação da população com o patrimônio e sua ocupação da Praça pública em alguns contextos históricos. Como produto da pesquisa, desenvolvemos um site contendo fotografias, mapas e narrativas sobre o Centro Histórico, nos quais destacamos a formação da Vila de Santa Quitéria a partir do largo da praça, bem como o legado dos primeiros povoadores, além do que resta do patrimônio material e a relação da população com esse espaço público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration90pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5067pt_BR
dc.orcid.putcode121268081-
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
dc.subject.autorizadoHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino de históriapt_BR
dc.subject.autorizadoEspaços da memóriapt_BR
dc.subject.autorizadoQuitéria, Santa - Praçaspt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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