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dc.creatorMacêdo, Paulo César-
dc.date.accessioned2022-10-19T17:56:17Z-
dc.date.available2022-10-19T17:56:17Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationMACÊDO, Paulo César. Revisionismos e negacionismos sobre a ditadura civil-militar no Brasil (2019-2022). 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.492pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36296-
dc.description.abstractOur intention is to study and analyze revisionist and negationism propagated, during the Bolsonaro’s government, orchestrated by governist politicians and Bolsonaro coreligionists. These people defend, justify or deny the 1964 coup and agree with the state policies implemented by the civil-military dictatorship. This research aims to confront and deconstruct such narratives through the reflection about the construction of memories of the dictatorship in contemporary Brazil, using the History of the Present, also the relationship between Memory and History. For that, excerpts from speeches and interviews with a revisionist and negationist content of the current president in Brazil, Jair Messias Bolsonaro and some of his co-religionists were compared with excerpts from works by historians and intellectuals who studied the period in a critical way. Therefore, we seek to stimulate a discussion about the permanence and rupture of the military regime in public spaces with students, from that we aim to promote a critical reflection on the past period and the present. Finally, a pedagogical material was produced in the form of a sticker album, with excerpts from speeches, interviews, official notes, historiographical texts and images about some of the main content discussed about the1964-1985, in order to allow the functionality of the material produced, so that students can exercise their criticism in a responsible and ethical way. The material will be available to be used by students and teachers of the basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevisionismopt_BR
dc.subjectNegacionismopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLinguagens políticaspt_BR
dc.subjectProcessos históricos recentespt_BR
dc.subjectRevisionismpt_BR
dc.subjectNegationismpt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectPolitical languagespt_BR
dc.subjectRecent historical processespt_BR
dc.titleRevisionismos e negacionismos sobre a ditadura civil-militar no Brasil (2019-2022)pt_BR
dc.title.alternativeRevisionisms and denialisms about the civil-military dictatorship in Brazil (2019-2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Felipe, Cleber Vinicius do Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7328676515209683pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Gustavo de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7620627276337028pt_BR
dc.contributor.referee2Chauvin, Jean Pierre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835201440754201pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3577723121070759pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoPretende-se retomar e analisar narrativas revisionistas e negacionistas propagandeadas sob o governo Bolsonaro, por políticos governistas e correligionários bolsonaristas que defendem, justificam ou negam o golpe de 1964 e as ações assumidas pelo estado durante a ditadura civil-militar. Com esta dissertação intenta-se confrontar e desconstruir tais narrativas por meio da reflexão sobre a construção de memórias da ditadura no Brasil contemporâneo, recorrendo à História do Tempo Presente e também, à relação entre Memória e História. Para isso, confrontou-se trechos de discursos e entrevistas de teor revisionista e negacionista do atual presidente Jair Messias Bolsonaro e de alguns de seus correligionários com trechos de obras de historiadores e intelectuais que se aprofundaram sobre o período estudado de forma crítica. Sendo assim, busca-se estimular a discussão sobre as permanências e rupturas do regime militar nos espaços públicos com os alunos e, a partir disso, promover uma reflexão sobre o período passado e o presente. Finalmente, foi produzido um material pedagógico na forma de álbum de figurinhas, com trechos de discursos, entrevistas, notas oficiais, textos historiográficos e imagens sobre alguns dos principais tópicos discutidos acerca do período 1964-1985, de modo a permitir a materialização do conteúdo e das experiências compartilhadas, para que os alunos exercitem suas análises críticas de forma responsável e ética. O material ficará disponível para a utilização de professores e alunos da rede básica de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.492pt_BR
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoComunismo - Revisionismopt_BR
dc.subject.autorizadoBrasil. Presidente (2019-2022 : Bolsonaro)pt_BR
dc.subject.autorizadoPolítica linguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoBrasil - Política e governo - 2019-2022pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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