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dc.creatorRezende, Gabriel Henrique Carvalho-
dc.date.accessioned2022-10-11T12:30:13Z-
dc.date.available2022-10-11T12:30:13Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.identifier.citationREZENDE, Gabriel Henrique Carvalho. Otimização logística da poluição de rotas de veículos no transporte de resíduos sólidos urbanos. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.550 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36269-
dc.description.abstractThis work considers a complex logistics routing issue about vehicle pollution, which is connected to the Pollution Routing Problem (PRP). In the PRP, the direct fuel costs and the resulting Greenhouse Gas (GHG) emissions depend on the distance traveled, on the road slopes, and finally, on the speed of a heavy-duty vehicle. In order to solve this problem, a study of the routing for the urban solid waste (USW) collection was carried out in the Miraporanga district, managed by the municipality of Uberlândia, Brazil. Thus, by using free software in a GIS environment, this paper considers to optimize the waste collection routes in order to minimize GHG emissions into the atmosphere. Because it is a complex problem with multifactorial checks in the logistics study, a Process Hierarchy Analysis (AHP) was developed with the functionality to rank the project variables. During the development of the research, a mathematical equation was formulated to estimate the implementation cost (IC) for a USW collection service according to its logistical variables. Related to route optimization, algorithms inserted into QGIS software were used so as to determine the shortest distance path. The results indicated that there was a reduction of 8.31% in GHG emissions per collection. As for the optimization of the PRP, a reduction of 16.44% in fuel consumption was verified, in terms of distance, speed, payload and road slopespt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectProblema de roteirização de poluiçãopt_BR
dc.subjectRoteirização Logísticapt_BR
dc.subjectResíduos sólidos urbanospt_BR
dc.subjectSistemas de Informações Geográficaspt_BR
dc.subjectSoftwares Livrespt_BR
dc.titleOtimização logística da poluição de rotas de veículos no transporte de resíduos sólidos urbanospt_BR
dc.title.alternativeLogistic optimization of vehicle route pollution to transport urban solid wastept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Marcos Vinicius Sanches-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231830847471149pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056201740893161pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho considera um problema conjunto de roteirização logística de poluição de veículos, caracterizando assim um problema de roteirização de poluição (PRP) onde os custos diretos de combustível e as consequentes emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) dependem da distância percorrida, da declividade viária, e por fim, da velocidade de um veículo de carga associado ao tipo, manutenção e estado geral de um modal rodoviário. Visto a atender essas considerações, esta pesquisa possui como corpus central de estudo a roteirização da coleta de resíduos sólidos urbanos (RSU) no distrito de Miraporanga, pertencente ao município de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Desta forma, por meio da utilização de softwares livres em ambiente SIG, esta pesquisa considerou otimizar as rotas do itinerário de coleta com o objetivo de minimizar as emissões e os lançamentos de GEE na atmosfera. Por se tratar de um problema complexo com verificações multifatoriais no estudo logístico, um Processo Hierárquico Analítico (AHP) foi construído com a funcionalidade de elencar a ordem de importância das variáveis do projeto. Referente à complexidade de resolução de otimização de rotas, algoritmos inseridos no software QGIS foram utilizados visando determinar o caminho de menor distância. Os resultados mostraram que houve uma redução de 8,31 % nas emissões de GEE por coleta. Quanto a otimização do PRP, constatou redução de 16,44 % no consumo de combustível em função da distância, velocidade, carga útil e inclinações do trajetopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.550pt_BR
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
dc.subject.autorizadoEngenharia Civilpt_BR
dc.subject.autorizadoHomem - Efeito do meio ambientept_BR
dc.subject.autorizadoAr - Poluiçãopt_BR
dc.subject.autorizadoToxicologia ambientalpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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