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dc.creatorRosa, Mateus de Freitas-
dc.date.accessioned2022-10-10T17:24:56Z-
dc.date.available2022-10-10T17:24:56Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationROSA, Mateus de Freitas. Avaliação de topologia da rede neural e parâmetros do aprendizado de máquina por reforço para agentes jogadores de videogames. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36265-
dc.description.abstractReinforcement machine learning has been an important area in the field of artificial intelligence due to its versatility and adaptability in complex settings, without the need of a specialist supervisor. The use of images as input signals makes the intelligent agent similar to how a human being makes decisions, using the image’s rich information. In reinforcement learning with neural networks, performance is highly dependant on the topology of the neural network and several lerarning parameters. Therefore, this aims to develop an intelligent agent for playingt Atari 2600 videogames, while also proposing changes to the topology and reinforcement learning parameters comapred to literature methods. Experimental results were successful in the evolution of the agent in maximizing rewards, which shows the proposed topology and parameters are viable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizado de máquina por reforçopt_BR
dc.subjectAgente jogador de videogamept_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectRedes neurais convolucionaispt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.titleAvaliação de topologia da rede neural e parâmetros do aprendizado de máquina por reforço para agentes jogadores de videogamespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carneiro, Murillo Guimarães-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158868389973535pt_BR
dc.contributor.advisor1Couto, Leandro Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9500586005920379pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Thiago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8887726177714522pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Fernanda Maria da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802596562404346pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447491553368101pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO aprendizado de máquina por reforço é uma área importante no ramo de inteligência artificial devido a sua versatilidade e adaptabilidade em cenários complexos, sem necessitar de um supervisor especialista. O uso de imagens como sinais de entrada aproxima o agente inteligente da forma em que o ser humano toma decisões, utilizando-se da riqueza de informações da imagem. Em aprendizado por reforço com redes neurais, o desempenho depende muito da topologia da rede neural e de diversos parâmetros do aprendizado. Nesse sentido, este trabalho visa desenvolver um agente inteligente para jogos de Atari 2600 e também propõe alterações de topologia e parâmetros do aprendizado em relação a métodos da literatura. Os resultados experimentais obtidos apresentam sucesso na evolução do agente na maximização das recompensas, mostrando que as topologias e parâmetros propostos são viáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode120535373-
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

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