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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36259
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Freitas Filho, Waldemar Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T16:00:17Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T16:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS FILHO, Waldemar Nunes. O software Scratch como possibilidade para aulas de Matemática . 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36259 | - |
dc.description.abstract | Understanding how Scratch software can contribute to teaching practice is the general objective of this course conclusion work. For this, we list three specific objectives: (i) explore the Scratch software; (ii) remix a game that is made available on the Scratch platform; and (iii) offer a workshop for students of the Mathematics degree course covering the use of Scratch in this discipline's classes. Thus, based on the assumption of qualitative research, we carry out theoretical studies that talk about games, Mathematics Education, Scratch, programming, among other themes; we remixed a digital game on the Scratch platform, which we called “M²: “Mário Matemático””; we applied this game in a first-year high school classroom; and we offer a Scratch course for professors, students and the community outside the Federal University of Uberlândia. From this, we qualitatively analyzed our research diary and the course evaluation questionnaire and we were able to conclude that, in relation to the guiding question - How can the Mathematics teacher use the Scratch software in their classes? – it is possible to affirm that it allows the teacher to present his class notes, problems and exercises; propose activities in a dynamic and interactive way; create animations and tell stories, in addition to being an opportunity to put students in contact with programming logic and mathematics, and with this, they can develop computational thinking. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O software Scratch como possibilidade para aulas de Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | The Scratch software as a possibility for Mathematics classes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136763314010047 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Remigio, Santos Alberto Enriquez | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1068945625375960 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Marisa de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2924863246790594 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Compreender como o software Scratch pode contribuir para a prática docente é o objetivo geral desse trabalho de conclusão de curso. Para isso, elencamos três objetivos específicos: (i) explorar o software Scratch; (ii) remixar um jogo que esteja disponibilizado na plataforma Scratch; e (iii) oferecer uma oficina para alunos do curso de licenciatura em Matemática abordando o uso do Scratch nas aulas dessa disciplina. Assim, pautados no pressuposto da pesquisa qualitativa, realizamos estudos teóricos que dizem sobre jogos, Educação Matemática, Scratch, programação, dentre outras temáticas; remixamos um jogo digital na plataforma Scratch, que intitulamos de “M²: “Mário Matemático””; aplicamos esse jogo em uma sala de aula do primeiro ano do ensino médio; e oferecemos um curso de Scratch para docentes, discentes e comunidade externa à Universidade Federal de Uberlândia. A partir disso, analisamos qualitativamente nosso diário de pesquisa e o questionário de avaliação do curso e pudemos concluir que, em relação à questão norteadora – De que modo o(a) professor(a) de Matemática pode utilizar o software Scratch em suas aulas? – é possível afirmar que ele possibilita ao docente apresentar suas notas de aula, problemas e exercícios; propor atividades de forma dinâmica e interativa; criar animações e contar histórias, além de ser uma oportunidade de colocar os discentes em contato com as lógicas de programação e da Matemática, podendo com isso, desenvolver o pensamento computacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 120392504 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
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