Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDória, Renato Palumbo-
dc.date.accessioned2022-10-06T18:09:50Z-
dc.date.available2022-10-06T18:09:50Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.citationDÓRIA, Renato Palumbo. Uberlândia, mon amour: história da arte nômade na encruzilhada do Brasil. 2022.104 f. Memorial Acadêmico (Concurso para Professor Titular Classe E) - Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36255-
dc.descriptionMemorial descritivo apresentado ao Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, como parte dos requisitos exigidos para a progressão para a classe de professor Titular do magistério superior.-
dc.description.abstractEl presente Memorial registra de forma cronológica, valiéndose de imágenes tanto compiladas como producidas por el propio candidato, dieciséis años (entre 2006 y 2022) de trayectoria como profesor e investigador de Historia del Arte en Brasil. En dicho período el candidato buscó satisfacer, en el ámbito de la carrera de Artes Visuales del Instituto de Artes de la Universidad Federal de Uberlândia (IARTE-UFU), las aspiraciones y demandas de sus alumnos y colegas. Acorde con los cambios metodológicos y temáticos ocurridos en su área de conocimiento, el profesor ha venido trabajando temas relacionados con las culturas locales y periféricas, desarrollando su trabajo en los campos de la Docencia, la Investigación, la Extensión y la Gestión Universitaria en una perspectiva humanista, centrada en el respeto a las relaciones entre personas, la diversidad y la pluralidad de ideas y saberes, siempre en función del interés público y valorizando la misión transformadora de la universidad brasileña. El Memorial recoge significativos pasajes de un recorrido intelectual, cultural, social y afectivo en el que se integraron cotidianamente la docencia y la ciudadanía. Atravesando diferentes fases, cada una con énfasis en diferentes actividades, este Memorial resume, de manera objetiva y sensible, la coherencia de una trayectoria que, creativa y fecunda, nómada y multifacética, se constituyó sobre todo comprometida con la dimensión ética de la vida universitaria.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectArte no Brasilpt_BR
dc.subjectHistória da Artept_BR
dc.subjectHistória do Ensino do Desenhopt_BR
dc.subjectAnacronismospt_BR
dc.subjectInvisibilidadespt_BR
dc.subjectLocalismos e Periferismospt_BR
dc.subjectArte e decolonialidadept_BR
dc.subjectArt in Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of Drawing Teachingpt_BR
dc.subjectInvisibilitiespt_BR
dc.subjectArt and decolonialitypt_BR
dc.subjectArt Historypt_BR
dc.subjectAnachronismspt_BR
dc.subjectLocalisms and Peripherypt_BR
dc.titleUberlândia, mon amour: história da arte nômade na encruzilhada do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeUberlândia, mon amour: history of nomadic art at the crossroads of Brazilpt_BR
dc.typeMemorialpt_BR
dc.contributor.referee1Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170526237232776pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Ana Maria Albani de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583123342049705pt_BR
dc.contributor.referee3Terra, Carlos Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515937597874456pt_BR
dc.contributor.referee4Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.description.resumoO presente Memorial registra cronologicamente, servindo-se de imagens levantadas e produzidas pelo candidato, dezesseis anos (entre 2006 e 2022) de sua trajetória como professor-pesquisador de História da Arte no Brasil - período em que buscou atender, no âmbito do Curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (IARTE-UFU), as aspirações e demandas de seus alunos e colegas. Atento às transformações metodológicas e temáticas de sua área de conhecimento, o docente em questão aproximou-se de questões relativas às culturas locais e periféricas, atuando no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Gestão universitária em uma perspectiva humanista, centrada no respeito às relações entre as pessoas, às ideias e saberes plurais e à diversidade - objetivando sempre o interesse público e a valorização da missão transformadora da Universidade brasileira. Para tal sublinhou-se, aqui, passagens significativas de uma caminhada intelectual, cultural, social e afetiva na qual cotidianamente integrou-se docência e cidadania. Atravessando distintas fases, cada qual com ênfase em diferentes atividades, este Memorial sintetiza, de modo objetivo e sensível, a coerência de uma trajetória que, criativa e fecunda, nômade e multifacetada, se constituiu sobretudo compromissada com a dimensão ética da vida universitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode120332071-
dc.subject.autorizadoArtes visuais-
dc.subject.autorizadoArte brasileira-
dc.subject.autorizadoDesenho (Projetos)-
dc.subject.autorizadoErros e disparates literários-
Appears in Collections:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Artes (IARTE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UberlândiaMonAmour.pdfMemorial15.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons