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dc.creatorDiniz, Lucas de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-03T13:43:00Z-
dc.date.available2022-10-03T13:43:00Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationDINIZ, Lucas de Oliveira. Estudo do jogo de pôquer utilizando métodos estatísticos e aprendizado de máquina. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36217-
dc.description.abstractThe present work was developed with the purpose of modeling actions of players in the game of poker and classify them as winners or losers using statistical and machine learning methods. To apply these techniques, we used a real database that contains around 22 million games played at online casinos. We appeal to Holdem Manager software for data pre-processing and application in algorithms was performed in R, considering 13 explanatory variables that represent players actions. We create a data set in which the ratio of winning and losing players is approximate the same, then the base was divided into 80% for training and 20% for testing and validate the model. The final classification model using Random Forest obtained an accuracy ratio of 0.75. We identified that strategic actions are important for winning in poker, that is, players who tend to be winners behave differently from losers with regard to the frequency of making moves in the game.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPôquerpt_BR
dc.subjectPokerpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectÁrvore de decisãopt_BR
dc.subjectDecision treept_BR
dc.subjectFloresta aleatóriapt_BR
dc.subjectRandom forestpt_BR
dc.titleEstudo do jogo de pôquer utilizando métodos estatísticos e aprendizado de máquinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Pedro Franklin Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774946715740027pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Leandro Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0760487233492775pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Waldemar da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3076056770753848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0833256052372682pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de modelar ações de jogadores no pôquer e classificá-los como vencedores ou perdedores utilizando métodos estatísticos e de aprendizado de máquina. Para aplicar essas técnicas, utilizamos uma base de dados real referente a aproximadamente 22 milhões de partidas disputadas em cassinos online. Recorremos ao software Holdem Manager para pré-processamento dos dados e a aplicação em algoritmos foi realizada no R, considerando 13 variáveis explicativas que representam ações dos jogadores. Criamos um conjunto em que a proporção de jogadores vencedores e perdedores seja aproximadamente a mesma. Em seguida a base foi divida. 80% das observações foram para um conjunto de treinamento e 20% das observações foram para um conjunto de teste. O modelo final de classificação usando Floresta Aleatória obteve uma acurácia de 0,75. Identificamos que as ações estratégias são importantes para a vitória no pôquer, isto é, os jogadores que tendem a ser ganhadores se comportam de um modo diferente dos perdedores no que se diz respeito a frequência de realizar movimentos no jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEstatísticapt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode120146524-
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