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dc.creatorLeal, Tamira Alessandra Barbosa-
dc.date.accessioned2022-09-20T16:01:21Z-
dc.date.available2022-09-20T16:01:21Z-
dc.date.issued2022-08-16-
dc.identifier.citationLEAL, Tamira Alessandra Barbosa. Reflexos da pandemia da COVID-19 na gestão do agronegócio. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36117-
dc.description.abstractDuring 2020, agribusiness was responsible for 26.6% of Brazil's gross domestic product, and of this total, agriculture accounted for 68% of the generation. Third largest producer of food and fiber in the world, Brazil currently ranks second in the export of rural products, so that, in 2020, the value obtained in such transactions figured in the amount of US$ 101 billion. Relevant not only quantitatively, but also for the Brazilian history, agribusiness has been the stage for several managerial studies, considering its strong exposure to external factors such as weather and foreign currency variations, due to the commodity nature of its products. Emerging as a stumbling block, not only to agribusiness, but to the entire world economy, the Covid-19 pandemic has had several effects on economic variables, and so it is expected that cost, price, and managerial variables as a whole have been affected in some way. Thus, this paper aims to identify the main effects caused by the Covid-19 pandemic in agribusiness in the perception of rural producers, taking into account their various aspects of costs, prices and management variables. Of qualitative approach, applied and descriptive nature in relation to its objectives, in order to provide the intended understanding, semi-structured interviews were applied to producers in the Triângulo Mineiro and Alto Paranaíba region, an area of national prominence in terms of grain cultivation and processing. The perception of the producers in the valuation of agricultural commodities and also the increases in the prices of inputs, machinery, and the availability of products were evidenced in the interviews. There was also an appreciation of these commodities as never seen in previous years, which made it difficult to predict and apply strategies to manage costs.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectContabilidade gerencialpt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleReflexos da pandemia da COVID-19 na gestão do agronegóciopt_BR
dc.title.alternativeReflections of the Covid-19 pandemic on agribusiness managementpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Duarte, Sérgio Lemos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037560978700106pt_BR
dc.contributor.referee1x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269360691872384pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDurante o ano de 2020, o agronegócio foi responsável por 26,6% do produto interno bruto do Brasil, sendo deste total, a agricultura correspondente à 68% da geração. Terceiro maior produtor mundial de alimentos e fibras, o Brasil ocupa atualmente a segunda posição no ranking de exportação de produtos rurais, de modo que, em 2020, o valor obtido em tais transações figurou no montante de US$ 101 bilhões. Relevante não só quantitativamente, mas também para a história brasileira, o agronegócio vem sendo palco para diversos estudos gerenciais, considerando sua forte exposição à fatores externos como os climáticos e variações de moeda estrangeira, pela natureza de commoditie de seus produtos. Surgindo como um empasse, não só ao agronegócio, mas a toda economia mundial, a pandemia de Covid-19 vem surtindo diversos efeitos nas variáveis econômicas, e então se prospecta que variáveis de custo, preço e gerenciais como um todo tenham sido afetados de algum modo. Assim, o presente trabalho tem por objetivo a identificação dos principais reflexos ocasionados pela pandemia da Covid-19, no agronegócio, na percepção do produtor rural, levando em consideração seus diversos aspectos de custos, preços e variáveis gerenciais. De abordagem qualitativa, natureza aplicada e descritiva em relação a seus objetivos, a fim de propiciar o entendimento pretendido, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a produtores da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, área de destaque nacional no que tange ao cultivo e processamento de grãos. Foram evidenciadas nas entrevistas a percepção dos produtores na valorização das commodities agrícolas e também os aumentos dos preços dos insumos, máquinas e a disponibilidade dos produtos. Houve também uma valorização dessas commodities como nunca visto em anos anteriores, o que dificultou a previsibilidade e a aplicação de estratégias para gestão dos custos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode119398024-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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