Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Pamela Karen de-
dc.date.accessioned2022-09-20T15:58:00Z-
dc.date.available2022-09-20T15:58:00Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pamela Karen de. Uma análise sobre as representações imagéticas da figura da mulher cientista em livros didáticos de Física. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36116-
dc.description.abstractThis work aims to analyze high school Physics textbooks, used in state schools of Minas Gerais, with the objective of quantifying the imagery representations of female figures of scientists in relation to male figures. The criteria for selecting the books were: to be a textbook and to be used in the Physics discipline of the public school system in Minas Gerais. Thus, 20 Physics textbooks were selected. During the research, it was found that there is a significant contribution of these books to the invisibility of the female figure in science. In the collection consulted in this work, 20 textbooks, only 35% of these books contain the figure of a female scientist. In addition, only 3 scientists appeared, Lisa Randall, Annie Jump Cannon, and Marie Curie, the last one with a total of seven appearances, the scientist who appeared most in the consulted books.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres cientistaspt_BR
dc.subjectWomen scientistspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectIextbookspt_BR
dc.subjectInvisibilidadept_BR
dc.subjectInvisibilitypt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleUma análise sobre as representações imagéticas da figura da mulher cientista em livros didáticos de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Perini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681700210308237pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Daiane Damasceno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7058312732479334pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Laís Bássame-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430848552649018pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0305945572206615pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar os livros didáticos de Física do ensino médio, usados em escolas estaduais de Minas Gerais, com o objetivo de quantificar as representações imagéticas das figuras femininas de cientistas em relação às masculinas. Os critérios para seleção dos livros foram: ser um livro didático e ser utilizado na disciplina de Física da rede pública de ensino de Minas Gerais. Assim, foram selecionados 20 livros didáticos de Física. No decorrer da pesquisa foi constatado que há uma contribuição significativa destes livros para a invisibilidade da figura feminina na ciência, pois no acervo consultado neste trabalho, no caso 20 livros didáticos, apenas em 35% destes livros constam a figura de alguma cientista. Além disso, apenas 3 cientistas apareceram, Lisa Randall, Annie Jump Cannon e Marie Curie, sendo a Marie Curie, com um total de sete aparições, a cientista que mais apareceu nos livros consultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode119400097-
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseSobreRepresentações.pdfTCC2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.