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dc.creatorGorayeb, Gabriel Cristiano-
dc.date.accessioned2022-09-02T16:05:52Z-
dc.date.available2022-09-02T16:05:52Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationGORAYEB, Gabriel Cristiano. Comparação de capacidade de carga de estaca hélice contínua através de métodos semiempíricos e ensaio de carregamento dinâmico. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35956-
dc.description.abstractFoundation engineering is a subject of interest due to its importance during the design and conception of constructions. In this context, all constructions associated with buildings and bridges need foundations that must be able to resist the imposing loads. In addition, such foundations must be design in accordance to the last version of codes. In order to verify the capacity of the soil to resist the applied forces, it is necessary to determine the bearing capacity of the foundation. This work aims to compare the estimated bearing capacity of a pile through semi empirical methods and by means of dynamic tests conducted at site. The field data were collected at the construction site located in Uberlandia (MG) in a Continuous Flight Auger Pile (CFA pile). In the semiempirical methods, the ultimate resistance in skin friction and in point bearing are obtained based on the values of SPT, such that the resistance depends on the soil type and the pile type. This work used the three semi empirical methods: (i) by Aoki-Velloso, (ii) by Décourt-Quaresma and (iii) by Teixeira, to determine the bearing capacity and, such values, were afterwards compared to the results obtained with dynamics tests. Finally, the design of a pile was verified in order to validate the project and to evaluate the bearing capacity estimated through the semiempirical methods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstaca hélice contínuapt_BR
dc.subjectFundaçõespt_BR
dc.subjectCapacidade de cargapt_BR
dc.subjectEnsaio de carregamento dinâmicopt_BR
dc.subjectMétodos semiempíricospt_BR
dc.titleComparação de capacidade de carga de estaca hélice contínua através de métodos semiempíricos e ensaio de carregamento dinâmicopt_BR
dc.title.alternativeComparison of load capacity of continuous auger piles through semi-empirical methods and dynamic loading testpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Maedo, Michael Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0851055974290908pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Jean Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1547144258785500pt_BR
dc.contributor.referee2Georgetti, Giovana Bizão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093183790896457pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA engenharia de fundações é uma área de crescente interesse em razão da sua importância na concepção de obras civis. Neste contexto, todas as construções envolvendo edificações e pontes necessitam de fundações que são capazes de resistir aos esforços solicitantes e dimensionadas seguindo as normas vigentes. Com o intuito de verificar a capacidade do solo em resistir aos esforços que são aplicados em virtude das ações solicitantes, é necessário determinar a capacidade de carga da fundação. O presente trabalho objetiva comparar a capacidade de carga estimada de uma estaca através dos métodos semiempíricos e por meio de ensaios dinâmicos realizados no local. Os dados de campo foram coletados de uma obra localizada no município de Uberlândia (MG) de uma fundação executada em hélice contínua. Nos métodos semiempíricos, a resistência lateral e de ponta oferecidas pela estaca são obtidas com base nos valores do índice de resistência a penetração (SPT), de modo que a resistência depende do tipo de solo e de estaca. Este trabalho empregou os métodos de Aoki-Velloso, Décourt-Quaresma e Teixeira para determinação da capacidade de carga e, tais valores, foram posteriormente comparados com os resultados decorrentes de ensaios dinâmicos. Finalmente, verificou-se o dimensionamento de uma estaca com o intuito de validar o projeto que foi elaborado e avaliar as cargas admissíveis estimadas pelos métodos semiempíricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::FUNDACOES E ESCAVACOESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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