Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Gabriel Caldeira-
dc.date.accessioned2022-09-01T13:20:28Z-
dc.date.available2022-09-01T13:20:28Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationCARDOSO, Gabriel Caldeira, Perda de grãos nas rodovias brasileiras: Um estudo em três rodovias em Minas Gerais. 2022.19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35932-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerda de cargapt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.titlePerda de grãos nas rodovias brasileiras: Um estudo em três rodovias de Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Miriam Tiemi Takimura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232809H4&tokenCaptchar=03ANYolqvMpW_U5eStusJyKayD-YTub4_uo6SJwBS8PQU43QfWW8j28svev2c-vxLTeblLn3S6qWFTxa2BpeOSHqca-QB5X9TVtTTMstbdomPuzlk0sz5qyBZG65PPisXXzMsAaD3HCDGWAS-5mINiGJUv0V4dpkdoqNGB9P32l2oXzmR_1p3NzJgchux7DMXJdxSixuMrkzsVmIHLJguwHTppp59hn3orH319HiZLBWvFZYYS4Lth3WnN5H31Kgd9nRQBKfJMexutIbEYAxboxKG7fSpjRrkYN5WzpWP6rCqTPK-JapsfvOEmkEDqO_ZszADuMkSiL6s3pFG2aroOHv3DCtA30R2I42uHHc5WT_5lefwJwOvTM1h-TOoMHbJJAd3OQX2Pjr7PqFwtOzvIpDezxIpUC170r5281TtjEmmJYGrAmu-b7zyLtjwHeinWygj70wrh-ybSRc5_JoXr04aw0AZGkDw7gag0DoJlnpRaAYtJoEbkoD2NAwTZ-vwxS1tmcDmccnanSaqvM1njkKnd5nLSLVMdbCCHm-dTR0dHGYnev0DUVYldu1-_TJNQa4T_jwa_3lrYMqtnnq8McnCg_ayrkRZstApt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208694U4&tokenCaptchar=03ANYolqu9cnmYU9KsWJmTLFnLDInRp5RzMojkbz-E79nBUxdQN-rqJ7i4GlVrPFTzGmpC9Q_2P-c4PWo8K6lqQcH5oW9zI9NMRPzKqNDGRujWZ0_weF5a26owlEhDw3GV41jPsDjYrWxUtW-zs5IsgRsJChA-s1KsOT21J8mxtHylLz8GlQvjudn7uLvGlZb-0jo-ZWaPQI1RbCcIgsFro-gD3gKG9WazTiVa7c8BBSQxhcIjc8UDeSIKB1AMHK7IbztBzCiEgJwQonva7RCknJ-FvTtMn6gp9dUx2PeAEr-jGAYEgHaBLsuQ031LhI2_E1Qf_UaTeT_gGUzDAHg_IbU5opSL0ioRPIHEsAuZ9S1qAxEV5vmFUTF4usUHUw6HvF7H98ss7JWoNwuEObfo5Cqc9gdisUaX-DbiOtSedpdLhEYeRqKgjk3jzI3328VwnqnX55xfrI4scqzGVn-ReHuV6XbAM0I2AAkTPyaCgD_oqpuuk6PeW5AE1mIVK_eKiBPcVnUtecsxjS-aujxHmD1-pu-pJ7pbV04iXpmie-dFpAz1IsdBJJ6L1eOMLEgTgqQOe9AN0iTFXKV9_9QIe1gUO8st63sS-Apt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcia Freire de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718139U1&tokenCaptchar=03ANYolqsdvIpTNjwOBeQD0WiijXED9GJu_snnJueN1SNDfJ_KHloHYViHvxwey7x4M0u3RvC_7t_vZra061-3W6Uzy2mJNi_I7PBPXdOW0xWo5TUG7HadfJFIJxQdrDmMjJMxSvzRdRCirZnVi-z3LqxZIk9H17KHtq63SLvpHhKCQthLMFhJGB9RGvdLPrfPd1QyfQaf3NGifOeSMUcLgav92hG0cWxUhSaYM5Jii0dxeFTEvoG8edn_8h4oYUeGOW94FtwUGUdCn7P-ONUw2EyV_ch6_HoXQXt5Xca-bOyK8MYYzEuB6QxKWgynZmumRROSfhBw7G_x7AAY4sQUxGKEqWGPFySfYP8E9Vl2nfW1fhvjdW8tsW7RQX4bGlShGMaIoj-ngOFtIS9qceGFNTxB2xmk8l1Iqa1_vkR08DDTm0eBkEn2BFIjcJ4gGC84lbuNwnkOkY1t2gbXtmcpOTLVZ6UGqnWmBSj26pu3l31AUtnw6Z1iH1UpEj8yAvq-1X1eZoP9B4CrkJY9vg7lZ6XxKNDLTtQXhvBB9Y2BPeFQ9365FbeN5Y54igo6dgc6DqlJwvgGR5su_RfN3IKGOh9Sl1GsqN75rApt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO agronegócio no Brasil vem se destacando pelo crescimento no cenário mundial com exportações de grãos, sendo que no ano 2000, as exportações brasileiras representavam cerca de 37,4% em relação aos demais países, e no ano 2016, sua participação foi de 45,9% (Brasil, 2020). A cada ano, a safra brasileira de grãos tem apresentado um crescimento significativo, como é o caso da produção da soja, do feijão e do milho (Embrapa, 2021). São diversos fatores que influenciam para que o Brasil se destaque cada vez mais no mercado agrícola, tais como: fatores climáticos, implantação de novas tecnologias, investimentos nos campos e dedicação por parte dos produtores. Mesmo com os bons resultados, o país apresenta uma quantidade expressiva de perda de grãos no transporte, por esse motivo tende a aumentar o valor do produto para compensar a perda correspondente. Diante dos fatos supracitados o trabalho tem como objetivo identificar as perdas em quantidade e seus percentuais durante o transporte rodoviário. A pesquisa foi feita por meio levantamento documental com representantes logísticos por meio de tickets de pesagem, onde mostra em valores a diferença da pesagem, motorista, placa do veículo e o trecho percorrido, e a partir desta pesquisa, apontar recursos que possam auxiliar na minimização das perdas no transporte rodoviário de grãos. Os dados mostram que houve perdas consideráveis durante o transporte de grãos nos trechos estudados no estado de Minas Gerais de forma a evidenciar que a perda de carga é uma realidade que gera prejuízos em toda cadeia produtiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO RURALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerdaGrãosRodovias.pdf791.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.