Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNogueira, Ana Luisa Alves-
dc.date.accessioned2022-08-24T14:47:23Z-
dc.date.available2022-08-24T14:47:23Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Ana Luisa Alves. Televisão e Internet: estudo sobre as adaptações da linguagem audiovisual em diferentes suportes. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35752-
dc.description.abstractThe present monograph took into consideration the importance of audiovisual in contemporary societies, as digital platforms have increasingly made possible the dissemination of these contents, besides the habit of consumption by mass media (television) and its characteristics have changed with the new forms of interaction between the producer and the consumer of information and the challenge of producing audiovisual thinking about television and the internet. Given the complexity of this scenario and assuming that most television audiovisual products already include strategies for dissemination on the Internet, the present monograph aimed to analyze how these adaptations are made and whether they are being assertive when reaching consumers. The theoretical line adopted is based initially on the six elements of webjournalism and, subsequently, broadened by the discussion about journalism in a database. Based on the case study methodology, this research describes and analyzes the adaptation elements present in a video produced for television support and later distributed to the web. The detailed analysis of the material has shown that the mass media has used strategies of adaptations specific to the virtual environments and, more than that, the reading of the television content now depends on the knowledge shared on the web.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectSporTVpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectWebjournalismpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.titleTelevisão e Internet: estudo sobre as adaptações da linguagem audiovisual em diferentes suportespt_BR
dc.title.alternativeTelevision and Internet: study on the adaptations of audiovisual language in different mediapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Vanessa Matos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601633916210576pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernanda Torquato Braga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0061334945298637pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nuno Manna Nunes Côrtes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944925833383680pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4244803140859985pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia levou em consideração a importância do audiovisual nas sociedades contemporânea, visto que as plataformas digitais têm possibilitado cada vez mais a disseminação destes conteúdos, além do hábito de consumo por mídia massiva (televisão) e suas características ter se modificado com as novas formas de interação entre o produtor e o consumidor da informação e o desafio de produzir audiovisual pensando televisão e internet. Diante da complexidade desse cenário e partindo da premissa de que a maior parte dos produtos audiovisuais televisivos já contemplam estratégias para disseminação na internet, a presente monografia objetivou analisar de que formas essas adaptações são feitas e se elas estão sendo assertivas ao chegar no consumidor. A linha teórica adotada está embasada, inicialmente, nos seis elementos de webjornalismo e, na sequência, ampliada pela discussão sobre jornalismo em base de dados. Com base na metodologia de estudo de caso, esta pesquisa descreve e analisa os elementos de adaptação presentes em um vídeo produzido para o suporte televisivo e, posteriormente, distribuído para a web. A análise detalhada do material demonstrou que a mídia massiva tem lançado mão de estratégias de adaptações específicas dos ambientes virtuais e, mais que isso, a leitura do conteúdo televisivo já passa a depender do conhecimento partilhado na web.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)pt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TelevisãoInternetEstudo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso6.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.