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dc.creatorFreitas, Monielle Evelyn Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-23T19:43:58Z-
dc.date.available2022-08-23T19:43:58Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.citationFREITAS, Monielle Evelyn Oliveira. Letramento em saúde: aplicação do SAHLPA-18 em portadores de síndrome coronariana aguda. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35732-
dc.description.abstractIntroduction: Cardiovascular diseases are illnesses that affect the heart and blood vessels with high national and international mortality rates. Objectives: To assess the health literacy (HL) of patients with acute coronary syndrome (ACS) admitted to a high-complexity public hospital in the interior of Minas Gerais, through the application of the instrument Short Assessment of Health Literacy for Portuguese Speaking Adults (SAHLPA-18). Methodology: Cross-sectional and retrospective study, from the Good Clinical Practices (BPC) project developed in a high complexity hospital. One hundred and seventy-five records of patients with ACS were considered, in which the profile and SAHLPA-18 were analyzed. Results: As a result, even though 51.43% of the participants had completed elementary school or higher education, 55.43% of the 175 participants included (97 among 175; 95%IC: 48.07-62.79), were considered to have inadequate HL. Discussion: It was assumed that the level of education of the sample individuals would directly impact the HL, however, even with a good level of formal education, individuals are not always able to effectively understand the disease and their health status. Conclusion: Hence, it’s evident that HL is an important tool for health promotion and it’s essential that professionals in this area identify the HL level of individuals so that they can effectively plan successful educational actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectDoença da artéria coronarianapt_BR
dc.subjectAlfabetização em saúdept_BR
dc.subjectInfarto do miocárdiopt_BR
dc.titleLetramento em saúde: aplicação do SAHLPA-18 em portadores de síndrome coronariana agudapt_BR
dc.title.alternativeHealth literacy: application of SAHLPA-18 in patients with acute coronary syndromept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Suely Amorim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018866414142302pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Cléria Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1438940697257102pt_BR
dc.contributor.referee2Peres, Cristina Ila de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319976156493507pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4221604361908440pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: As doenças cardiovasculares são enfermidades que afetam o coração e os vasos sanguíneos com altas taxas de mortalidade a nível nacional e internacional. Objetivos: Avaliar o letramento em saúde (LS) de pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) admitidos em um hospital público de alta complexidade no interior de Minas Gerais, por meio da aplicação do instrumento Short Assessment of Health Literacy for Portuguese Speaking Adults (SAHLPA-18). Metodologia: Estudo do tipo transversal e retrospectivo, proveniente do projeto de Boas Práticas Clínicas (BPC) desenvolvido em um hospital de alta complexidade. Foram analisadas 175 fichas de pacientes com SCA, sendo que destas foram analisadas o perfil e o SAHLPA-18. Resultados: Constatou-se que, dos 175 participantes incluídos, embora, 51,43% dos participantes possuíam ensino fundamental completo ou maior escolaridade, 55,43% dos indivíduos (97 entre os 175; IC95%: 48,07-62,79) foram considerados com LS inadequado. Discussão: Presumia-se que o grau de escolaridade dos indivíduos da amostra impactaria diretamente no LS, entretanto, mesmo apresentando um bom nível de instrução formal, os indivíduos nem sempre conseguem compreender efetivamente sobre a doença e seu estado de saúde. Conclusão: Fica evidente que o LS é uma ferramenta importante de promoção à saúde, sendo primordial que os profissionais da área identifiquem o nível de LS dos indivíduos para que assim, planeje de forma efetiva ações educativas bem-sucedidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApt_BR
dc.embargo.termsO artigo, referente ao trabalho que está sendo submetido no RI UFU, ainda não foi publicado.pt_BR
dc.orcid.putcode117756307-
dc.description.embargo2024-08-08-
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