Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Ana Júlia Corrêa-
dc.date.accessioned2022-08-23T13:44:19Z-
dc.date.available2022-08-23T13:44:19Z-
dc.date.issued2022-08-20-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Ana Júlia Corrêa. Uma análise de componentes do exercício da docência na percepção de professores de ciências. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35682-
dc.description.abstractThe present work is based on the assumption that becoming a teacher is a constant process, marked by several changes, and that the teacher's perception of the challenges of teaching constitutes an important study material for the quality of initial teacher training. The main objective of this work was to analyze how Science teachers from the private school system experience aspects of the day-to-day teaching practice, in the classroom, and the teaching career. The research methodology was based on combined quantitative and qualitative research, and has the character of an exploratory study. The research instrument used was a questionnaire. Seven Science teachers were interviewed, working in private educational institutions, in the city of São José do Rio Preto, SP. The results show a variety of themes and subjects treated by the teachers interviewed as challenges of teaching, and their attitudes and opinions regarding what they experience in the classroom. We treat and analyze each answer as some components of the teaching practice, in practice. We conclude that the initial formation can have, in the research on the teaching reality, from the point of view of the teacher, a great ally in the initial teaching formation, complementing the theoretical formation and the teaching internships; and that the challenges of teaching, as experienced by the teacher, bring other perspectives of analysis of the teaching reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarreira docentept_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTeaching careerpt_BR
dc.subjectExercício da docênciapt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleUma análise de componentes do exercício da docência na percepção de professores de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Ruben de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4176713449466305pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Fernanda Helena Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0479034941969108pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se baseia no pressuposto de que se tornar professor é um processo constante, marcado por diversas mudanças, e que a percepção do professor sobre os desafios do exercício da docência, constitui um material de estudo importante para a qualidade da formação docente inicial. Este trabalho teve como principal objetivo analisar como professores de Ciências da rede particular de ensino vivenciam aspectos do dia a dia do exercício da docência, em sala de aula, e a carreira docente. A metodologia de pesquisa se apoiou em pesquisa quantitativa e qualitativa, combinadas, e tem o caráter de estudo exploratório. O instrumento de pesquisa utilizado foi questionário. Foram entrevistados sete professores de Ciências, atuando em instituições particulares de ensino, na cidade de São José do Rio Preto, SP. Os resultados mostram uma variedade de temas e assuntos tratados pelos professores entrevistados como desafios da docência, e suas atitudes e opiniões frente ao que vivenciam em sala de aula. Tratamos e analisamos cada resposta como sendo alguns componentes do exercício da docência, na prática. Concluímos que a formação inicial pode ter na pesquisa sobre a realidade docente, do ponto de vista do professor, um grande aliado na licenciatura, complementando a formação teórica e os estágios de ensino; e que os desafios da docência, como vivenciados pelo professor, trazem outras perspectivas de análise da realidade docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaAnáliseComponentes.pdf534.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.