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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Cantarino, Victor Augusto Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-23T13:39:36Z | - |
dc.date.available | 2022-08-23T13:39:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.citation | CANTARINO, Victor Augusto Rocha. As relações entre Brasil e Oriente Médio nos governos Geisel (1974-1979) e Lula (2003-2010): uma análise comparativa. 2022. 160 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35681 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política Externa Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Pragmatismo Responsável | pt_BR |
dc.subject | Autonomia Pela Diversificação | pt_BR |
dc.subject | Oriente Médio | pt_BR |
dc.subject | Análise de Política Externa | pt_BR |
dc.title | As relações entre Brasil e Oriente Médio nos governos Geisel (1974-1979) e Lula (2003-2010): uma análise comparativa | pt_BR |
dc.title.alternative | The relations between Brazil and the Middle East in Geisel (1974-1979) and Lula (2003-2010) administrations: a comparative analysis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Xavier, Erwin Pádua | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7976541834303279 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramanzini + "Jr", Haroldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1286135953491294 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardozo, Sandra Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1955778668764111 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1332530404941430 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: "quais as semelhanças e diferenças entre a aproximação brasileira com o Oriente Médio nos governos de Ernesto Geisel (1974-1979) e Lula da Silva (2003-2010)?". Portanto, seu principal objetivo é analisar as semelhanças e diferenças existentes entre as políticas de Geisel e Lula, no que tange à aproximação brasileira com a região do Oriente Médio, nas dimensões econômica, político-diplomática e regional. Na dimensão econômica, são analisados os valores e a composição da balança comercial entre o Brasil e o Oriente Médio nos dois períodos. Na dimensão político-diplomática, as visitas de chefes de Estado, governo, chanceleres e ministros, abertura de embaixadas e estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Oriente Médio; os acordos de cooperação estabelecidos; o posicionamento brasileiro no conflito Israel - Palestina; e as iniciativas de mediação de conflitos regionais. Por fim, na dimensão regional, são analisadas as Cúpulas América do Sul - Países Árabes e os acordos de livre comércio estabelecidos entre o Mercosul e países do Oriente Médio. Como metodologia, foram utilizados o método comparativo, envolvendo a comparação a partir do levantamento e análise de determinadas variáveis; e o método histórico, com base na análise histórica do contexto nacional e internacional dos dois períodos. As justificativas para o presente trabalho se baseiam na importância do Oriente Médio nas Relações Internacionais; na escassez de trabalhos brasileiros sobre a região; na escassez de trabalhos, na academia brasileira, que incorporam as contribuições da Análise de Política Externa; e na importância comercial atual do Oriente Médio para a economia brasileira. O referencial teórico utilizado é a Análise de Política Externa, com a incorporação de suas principais contribuições, acerca da importância de fatores domésticos e subjetivos, para compreender a formulação e implementação da Política Externa Brasileira. A hipótese é de que houve uma política de aproximação com o Oriente Médio nos dois governos analisados, mas com diferenças marcantes. Durante a administração Geisel, essa política foi voltada para o componente econômico, mais pragmática e concentrada nos primeiros anos do governo. Já durante o governo Lula, tal política esteve voltada para o componente político-diplomático, mais propositiva e distribuída ao longo dos anos do governo. Após a análise, verificou-se uma confirmação da hipótese. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Relações Internacionais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 160 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::POLITICA EXTERNA DO BRASIL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICA INTERNACIONAL::RELACOES INTERNACIONAIS, BILATERAIS E MULTILATERAIS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Relações Internacionais |
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