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dc.creatorMagalhães, Gabriel Araújo-
dc.date.accessioned2022-08-22T20:12:47Z-
dc.date.available2022-08-22T20:12:47Z-
dc.date.issued2022-08-17-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Gabriel Araújo. Gestão de conflitos e a relação interpessoal entre colaboradores: um estudo de caso em uma empresa do ramo de Agronegócios em Uberlândia (MG). 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35666-
dc.descriptionThe present work has as its theme Conflict management and the interpersonal relationship between employees. In an organizational scenario, diversified with people with personalities, preferences, interests and lifestyles different from each other, differences of opinion can occur all the time and thus generate conflicts within the organization. Given this diverse scenario, the objective of this work is to analyze conflict management within the company, in order to analyze the factors that lead to conflict and identify the role of leadership in the management of these conflicts and relate whether conflicts between employees can bring benefits to activities. business. The choice of this theme arose from the researcher's interest in evaluating whether existing conflicts in the company could bring benefits to the day to day business, in view of the concern to improve interpersonal relationships within the organization, seeking to add value in the day to day of business. job. In this way, a qualitative approach was used, through research with the company's employees, leaders or not, to relate the types of conflicts existing in the financial sector. After analyzing and discussing the research results, it was possible to observe the most common types of conflicts within the sector, and their causes. In this way, the present work intends to contribute to the day to day of the sector under analysis, seeking through the results obtained, generate action plans so that conflicts are addressed in a way that generates value and better communication between employees, since it is one of the main causes of conflict in organizations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectGestão de conflitospt_BR
dc.subjectRelação interpessoalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectConflictpt_BR
dc.subjectConflict managementpt_BR
dc.subjectInterpersonal relationshippt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleGestão de conflitos e a relação interpessoal entre colaboradores: um estudo de caso em uma empresa do ramo de Agronegócios em Uberlândia (MG)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053934714262762pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Márcia Freire de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410927608982362pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Miriam Tiemi Takimura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema A gestão de conflitos e a relação interpessoal entre colaboradores. Em um cenário organizacional, diversificado com pessoas com personalidades, preferências, interesses e estilos de vida diferentes um do outro as divergências de opiniões podem ocorrer o tempo todo e dessa forma gerar conflitos dentro da organização. Diante desse cenário diversificado o objetivo do trabalho analisar a gestão de conflitos dentro de uma empresa de grande porte, no ramo de agronegócios. Os objetivos específicos foram: analisar fatores causadores de conflitos em uma empresa multinacional do segmento de agronegócios; relacionar as ações éticas e sociais desta empresa com os conflitos existentes; identificar o papel da liderança em caso de conflitos e apontar os impactos entre conflitos e funcionários. A escolha deste tema surgiu do interesse do pesquisador, em avaliar se os conflitos existentes na organização estudada poderiam trazer benefícios para o dia a dia empresarial, tendo em vista a preocupação em melhorar as relações interpessoais dentro da organização, buscando agregar valor no dia a dia de trabalho. Desse modo utilizou-se de uma abordagem qualitativa, através de pesquisa com os funcionários da empresa, líderes ou não para relacionar os tipos de conflitos existentes no setor financeiro. Após análise e discussão dos resultados da pesquisa, foi possível observar os tipos mais comuns de conflitos dentro do setor, e suas causas. Desse modo, o presente trabalho pretende contribuir para o dia a dia do setor em análise, buscando através dos resultados obtidos, gerar planos de ações de modo que os conflitos sejam abordados de maneira a gerar valor e uma melhor comunicação entre os colaboradores, visto que ela é uma das principais causas de conflito nas organizações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
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