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dc.creatorBarbosa, Renata Alves-
dc.date.accessioned2022-08-22T20:02:03Z-
dc.date.available2022-08-22T20:02:03Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.citationBARBOSA, Renata Alves. Formação docente: práticas formativas no contexto da educação de jovens e adultos. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35663-
dc.description.abstractThis work is limited to the theme of youth and adult education, especially about the teaching practice of mathematics teachers who work in this modality of education. Based on Tardif's (2002) perspective on teachers' knowledge, the goal of this research was to analyze the pedagogical practices involving the conceptual, pedagogical, and psycho-pedagogical competencies of the supervisors of the Supervised Internship in the Youth and Adult Education (EJA), Elementary and High School, Mathematics Degree course of the Institute of Exact and Natural Sciences of Pontal (ICENP) at (UFU), for the teaching of Mathematics. The Comparative Education Methodology was used, which, according to Caballero et al. (2016), is defined as an observation, or study, from two objects, phenomena, and/or occurrences, identifying similarities and differences, in order to compare them. For the discussion of this study, three axes were chosen for the analysis, which were: the curricular proposal for the development of the practices in the Supervised Internship, which discusses the lack of a curriculum for EJA; the context of the professional training scenario, presenting and questioning aspects of the professional training of the teachers in question; and teaching Knowledge in the professional career, reflecting on the teaching practices of these professionals, articulating them with the categories of professional and disciplinary teaching knowledge developed by Tardif (2002). Therefore, we concluded that, even though the educational practices were far from what the trainees had expected for EJA teaching, these practices contributed to promoting reflections on the type of teaching each student would like to develop in their future teaching work.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectTeaching knowledgept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleFormação docente: práticas formativas no contexto da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marim, Vlademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cristiane Coppe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8902097693867886pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho circunscreve-se à temática educação de jovens e adultos, sobretudo, acerca da prática de ensino de professores de Matemática que atuam nesse segmento de ensino. Ancorado na perspectiva de Tardif (2002) sobre os saberes docentes, o objetivo da pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas envolvendo as competências conceituais, pedagógicas e psicopedagógicas dos supervisores do Estágio Supervisionado no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Fundamental e Ensino Médio, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da (UFU), para o ensino da Matemática. Utilizou-se a Metodologia da Educação Comparada, a qual, segundo Caballero et al. (2016), é definida como observação, ou estudo, a partir de dois objetos, fenômenos e/ou ocorrências, identificando semelhanças e diferenças, com a finalidade de compará-las. Para a discussão deste estudo, elegeu-se três eixos para a análise, os quais foram: proposta curricular para o desenvolvimento das práticas no Estágio Supervisionado, e que se discute a ausência de um currículo para a EJA; o contexto do cenário de formação profissional, apresentando e problematizando aspectos da formação profissional dos professores em questão; e Saberes docentes na carreira profissional, refletindo sobre as práticas de ensino desses profissionais, articulando-os às categorias de saberes docentes profissionais e disciplinares elaboradas por Tardif (2002). Diante disso, concluímos que, mesmo havendo práticas educativas que se distanciaram do que os estagiários tinham como expectativa para o ensino da EJA, tais práticas, de algum modo, corroboraram para promover reflexões sobre o tipo de ensino que cada discente se proporá a desenvolver em sua atuação docente futura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

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