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dc.creatorMartins, Jennifer Pereira-
dc.date.accessioned2022-08-22T18:46:36Z-
dc.date.available2022-08-22T18:46:36Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationMARTINS, Jennifer Pereira. Inteligência Competitiva e sinais conflitantes do mercado. 2022. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35638-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência competitivapt_BR
dc.subjectFiltro de sinaispt_BR
dc.subjectLimitaçõespt_BR
dc.titleInteligência competitiva e sinais conflitantes do mercadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Germano Mendes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2678047465053355pt_BR
dc.contributor.referee1Loural, Marcelo Sartorio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Thaís Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9550582920291742pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO estudo busca apresentar as práticas de Inteligência Competitiva (IC) como filtro de sinais conflitantes do mercado em situações de profunda incerteza. Estudos de caso de empresas que fizeram (ou fazem) o uso das ferramentas de IC serão apresentados com o fim de avaliar os sucessos e fracassos de cada uma e como o filtro de sinais contribuiu (ou não) para a vantagem competitiva e posicionamento da firma, além das possíveis limitações ao exercício. Entre tais limitações existem aquelas de natureza interna à firma (cognitivas em sua maioria) e também externas à mesma (abundância de informação e presença de ruídos no ambiente complexo). Ademais, será enunciada e analisada a presença de vieses cognitivos que somados aos ruídos do ambiente tornam a atividade de filtro de sinais complexa para o agente. Na sequência será exposta como a má qualidade do julgamento humano (pelas suas imperfeições) precisa ser percebida pelo indivíduo e como as ferramentas podem auxiliar a direcionar o raciocínio. Os resultados indicam que, embora algumas práticas sejam mais atraentes do que outras, na maioria das vezes as ferramentas conseguem cumprir com o objetivo proposto no estudo. Isto decorre principalmente da capacidade da firma em diferenciar sinais (verdade) de ruídos (o que distrai a organização e o indivíduo da verdade), contribuindo para a melhoria da estratégia e o desenvolvimento da vantagem competitiva da mesma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration118pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

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