Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35607
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorVieira, Leonardo França-
dc.date.accessioned2022-08-22T16:18:04Z-
dc.date.available2022-08-22T16:18:04Z-
dc.date.issued2022-06-04-
dc.identifier.citationVIEIRA, Leonardo França. A percepção do conceito de ética na perspectiva de graduandos do curso de Ciências Contábeis da UFU. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35607-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthicpt_BR
dc.subjectFormação éticapt_BR
dc.subjectEthical trainingpt_BR
dc.subjectPercepção sobre a éticapt_BR
dc.subjectPerception of ethicspt_BR
dc.titleA percepção do conceito de ética na perspectiva de graduandos em Ciências Contábeis da UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, Edilberto Batista Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699326748364790pt_BR
dc.contributor.referee1Review, Blind-
dc.contributor.referee1LattesBlind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Review, Blind-
dc.contributor.referee2LattesBlind Reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFU sobre a ética contábil frente à atuação profissional, abordando temáticas atuais sobre ética e o contexto vivenciado no processo de formação superior, para tanto, foram aplicados questionários junto aos estudantes. As questões descreviam situações hipotéticas relacionadas ao conceito de ética e orientações dadas pelo Código de Ética do Profissional Contador (CEPC) com intuito de verificar a percepção de estudantes/respondentes quanto ao conceito de ética e o nível de conhecimento do CEPC. Ao todo, obteve-se 20 respostas, sendo 19 respondidas integralmente e consideradas válidas para este trabalho Por meio de análise qualitativa, verificou-se que a maioria dos respondentes consideram que o conceito de ética e sua formação como sendo algo tão importante quanto a formação técnica e que profissionais éticos são mais valorizados e contribuem mais para a sociedade, mas que teriam dificuldades na aplicação das normas voltadas às condutas éticas no mercado de trabalho. Além disso, a maior parte dos discentes respondentes concordaram com as situações descritas no CEPC quando questionados, sendo que a maioria foi contrária à norma apenas em uma das questões. Desta forma, conclui-se que a maior parte dos respondentes possuem uma percepção do conceito de ética e conhecimento das orientações do CEPC adequadas, inferindo que a formação ética da maior parte dos graduandos participantes da pesquisa obteve êxito e que é preciso intensificar esta formação para atingir cada vez mais discentes e impactar positivamente o mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PercepçãoConceitoÉtica.pdfTCC290.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.