Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Marcela Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-22T14:36:46Z-
dc.date.available2022-08-22T14:36:46Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationCASTRO, Marcela Cristina da Silva. Clube de ciências remoto: desafios e possibilidades. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35593-
dc.description.abstractScience Clubs present teaching and learning possibilities that can go beyond the school's curricular proposal. They seek to provide the exercise of the student, who can study subjects and that are of interest. In this work, a Science Club was implemented in a Municipal School of Uberlândia - MG, remotely. UFU students were studied in this virtual space. The performance of the participants was also evaluated. Nine (9) students from 6th to 9th grade participated in the activities. Four different projects were developed: a Programming of virtual games, b) Evolutionary study between turtle and shark c) Why do we dream? and d) novelties in space. Not all students completed the projects, which they attributed to the difficulties caused by the COVID-19 pandemic. It was found by advisors that students learned a scientific methodology, trained in autonomy and to know as possibilities for a scientist's research work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectMetodologia científicapt_BR
dc.subjectEspaço não-formalpt_BR
dc.subjectAutoaprendizagempt_BR
dc.titleClube de ciências remoto: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guimarães, Bárbara Matos da Cunha-
dc.contributor.advisor1Ferreira, Fernanda Helena Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs Clubes de Ciências apresentam possibilidades de ensino e aprendizagem que podem trazer atividades que vão além da proposta curricular da escola. Buscam proporcionar o exercício da autonomia do estudante, que pode estudar assuntos e conteúdos que são de seu interesse. Neste trabalho foi implementado um Clube de Ciências em uma Escola Municipal de Uberlândia – MG, de forma remota. Neste espaço virtual foram desenvolvidas ações educativas e de pesquisa com os estudantes do Ensino Fundamental II, orientados por professores da Escola e da Universidade e estudantes da UFU. O aproveitamento dos participantes também foi avaliado. Participaram das atividades nove (9) estudantes de 6° ao 9° ano. Foram desenvolvidos 4 projetos distintos: a) Programação de jogos virtuais, b) Estudo evolutivo entre tartaruga e tubarão, c) Por que sonhamos? e d) novidades no espaço. Nem todos os estudantes concluíram os projetos, fato que foi atribuído às dificuldades geradas pela pandemia da COVID-19. Foi constatado pelos orientadores que os estudantes aprenderam a metodologia científica, exercitaram a autonomia e a responsabilidade em pesquisas e conheceram as possibilidades do trabalho de um cientista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode117682785-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClubeCiênciasRemoto.pdfTCC2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.