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dc.creatorSantos, Caio Pertile Andrade-
dc.date.accessioned2022-08-19T16:04:55Z-
dc.date.available2022-08-19T16:04:55Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Caio Pertile Andrade. Proposta de um programa de desenvolvimento de competências de liderança para gestores organizacionais. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35559-
dc.description.abstractThis research focuses on exploratory and theoretical-empirical analysis on the topic of leadership competencies development. Through the collection of information and data obtained from the bibliographic research, a Teaching Plan was developed with the objective of developing the leadership competencies mapped in the target audience of the training (managers of tactical level). The development of those competencies is necessary given the era of constant ruptures and innovations in which we are inserted, therefore, managers need to be able to guide their teams in times of stability, uncertainty or even crisis. In addition, it was possible to observe the latent demand for professionals who have leadership skills in the labor market, emphasizing that most managers are allocated to such positions and have never undergone specific training to develop these skills. The Teaching Plan was structured with units that specifically focus on a certain group of competencies observed during the research and development of the project. Regarding competences, it was possible to observe a hegemony in relation to many characteristics and concepts of leadership, being widely repeated in several studies and research, which facilitated the development of this program. In general, the project was successfully completed, generating a model that can be replicated in most of the organizations and that manages to meet the agility of the corporate environment through the microlearning strategy in the distance learning format. The implementation of the project is the responsibility of the organization, therefore the effectiveness of the program must be evaluated by an internal professional, in order to optimize the program for the reality in which it is inserted.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectTreinamento e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTraining and developmentpt_BR
dc.subjectPMEspt_BR
dc.subjectSMEspt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectPlano de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching planpt_BR
dc.titleProposta de um programa de desenvolvimento de competências de liderança para gestores organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeProposal for a leadership skills development program for organizational managerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Henrique Geraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053934714262762pt_BR
dc.contributor.referee1Guerreiro, Rafael Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5440523978429875pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Miriam Tiemi Takimura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa volta-se para uma análise de caráter exploratória e teórico-empírica acerca do tema desenvolvimento de competências de liderança. Por meio do levantamento das informações e dados obtidos com a pesquisa bibliográfica, foi desenvolvido um Plano de Ensino com o objetivo de desenvolver as competências de liderança mapeadas no público-alvo do treinamento (gestores de nível tático). O desenvolvimento de tais competências se faz necessária dada a era de constantes rupturas e inovações em que estamos inseridos, sendo assim, os gestores precisam estar aptos a guiar as suas equipes em momentos de estabilidade, incertezas ou até mesmo de crise. Ademais, foi possível observar a demanda latente por profissionais que possuem competências de liderança no mercado de trabalho, ressaltando que a maioria dos gestores são canalizados para tais posições e nunca passaram por um treinamento específico para desenvolver estas habilidades. O Plano de Ensino foi estruturado com unidades que focam especificamente em um determinado grupo de competências observadas durante a pesquisa e desenvolvimento do projeto. Em relação as competências, foi possível observar uma hegemonia em relação a muitas características e conceitos de liderança, sendo amplamente repetidas em diversos estudos e pesquisas, o que facilitou o desenvolvimento de tal programa. De modo geral o projeto foi concluído com êxito, gerando um modelo replicável na maioria das organizações e que consegue atender a agilidade do ambiente corporativo por meio da estratégia de microlearning no formato de educação a distância. A aplicação do projeto é de responsabilidade da organização, portanto a efetividade do programa deverá ser avaliada por um profissional interno, a fim de otimizar o programa para a realidade em que ele está inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.orcid.putcode117518555-
Appears in Collections:TCC - Administração

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