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dc.creatorFerreira, Victor Dias-
dc.date.accessioned2022-08-18T17:48:11Z-
dc.date.available2022-08-18T17:48:11Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Victor Dias. Assuntos tratados em publicações nas redes sociais por organizações esportivas: o caso do Real Madrid no Facebook. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35539-
dc.description.abstractThis article analyzes how Real Madrid Club de Fútbol, elected by FIFA (International Football Federation) as the Best Club of the 20th Century (REAL MADRID, 2020), communicates through the social network Facebook, identifying and categorizing its different types of Communication. We chose to analyze Facebook because it is the social network where the club has the largest number of followers among the other networks. The choice of this theme is due to the importance of football clubs using social networks as a tool to create a relationship with their fans around the world and to better understand how this communication is carried out, since with the emergence of the internet, new forms of cheering were also established and nowadays, the fan can follow more than just the team's football match. Data were collected using the documental research method, composing a sample of 44 posts, including sponsored posts and non-sponsored posts. To conclude, an analysis of the posts was carried out and categories were created to understand the different forms of communication that exist between paid and unpaid posts. Through the 4 categories found, namely: "Competition", "Squad", "History" and "Promotion", it was found that the main form of communication through this tool was to strengthen the bond with the fan, being that he manages to consume team information and be an intermediary between fans and their sponsors, since the posts praise the club and can make fans become potential consumers of the sponsoring brands.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectReal madridpt_BR
dc.subjectDigital marketingpt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.titleAssuntos tratados em publicações nas redes sociais por organizações esportivas: o caso Real Madrid no Facebookpt_BR
dc.title.alternativeIssues addressed in social media posts by sports organizations: the Real Madrid case on Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Élcio Eduardo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567021432621129pt_BR
dc.contributor.referee1Fagundes, André Francisco Alcântara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894943422021827pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa como o Real Madrid Club de Fútbol, eleito pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) como o Melhor Clube do Século XX (REAL MADRID, 2020), se comunica por meio da rede social Facebook, identificando e categorizando seus diferentes tipos de comunicação. Optou-se por analisar o Facebook por ser a rede social onde o clube possui o maior número de seguidores entre as demais redes. A escolha desse tema é devido ao fato da importância de clubes de futebol utilizarem as redes sociais como ferramenta para criar uma relação com seus torcedores ao redor do mundo e entender melhor como essa comunicação é realizada, visto que com o surgimento da internet, novas formas de torcer também foram estabelecidas e hoje em dia, o torcedor consegue acompanhar mais do que simplesmente a partida de futebol da equipe. Os dados foram coletados pelo método da pesquisa documental, compondo uma amostra de 44 posts, dentre eles posts patrocinados e posts não patrocinados. Para concluir, foi realizada uma análise dos posts e criadas categorias para entender as diferentes formas de comunicação que existem entre as postagens pagas e não pagas. Através das 4 categorias encontradas, sendo elas: “Competição”, “Elenco”, “História” e “Promoção”, verificou-se que a principal forma de comunicação por meio dessa ferramenta foi para para estreitar o laço com o torcedor, sendo que ele consegue consumir informações do time e ser um intermediário entre os torcedores e seus patrocinadores, uma vez que as postagens enaltecem o clube e podem fazer com que os torcedores se tornem potenciais consumidores das marcas patrocinadoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.orcid.putcode117456028-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

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