Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Marcelo Alves Ranuzi-
dc.date.accessioned2022-08-18T16:31:25Z-
dc.date.available2022-08-18T16:31:25Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationBORGES,Marcelo Alves Ranuzi. Aves e educação ambiental: uma proposta de sequência didática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvespt_BR
dc.subjectAvifaunapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGuia de aves urbanaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleAves e educação ambiental: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeBirds and Environmental Education: A proposal for a didactic sequencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Vanessa fonseca-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3689582356673630pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Celine de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8911760160895924pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Francielle Amâncio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4781430799596686pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6713183856613248pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental é um processo de conscientização, que visa mitigar os impactos ambientais oriundos da ação humana ao mesmo tempo que a estabelece criticidade no ser humano, para questões socioambientais. Com o aumento dos problemas ambientais, se torna cada vez mais necessário, que essas mudanças ocorram no processo de formação dos indivíduos, ou seja, a partir dos anos iniciais de ensino. Neste contexto, o presente trabalho objetivou apresentar uma sequência didática incentivando a alfabetização científica utilizando as aves como tema modulador, bem como a elaboração de um miniguia ilustrativo acerca das aves urbanas observadas durante as atividades. As propostas foram desenvolvidas com os estudantes do 7º ano da Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU, mesclando encontros teóricos e práticos para envolver os discentes nas questões ambientais. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, mediante as respostas dos participantes registradas nos questionários pré-teste e pós-teste e por intermédio de um diário de bordo produzido em cada encontro. Os resultados indicam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos quanto às aves e adquiriram sensibilização para questões socioambientais, demonstrando que essas espécies são interessantes articuladoras do ensino/aprendizagem da Educação Ambiental, tendo em vista a evolução dos estudantes ao longo das atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.orcid.putcode117456363-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvesEEducação.pdfTCC3.49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.