Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Borges, Marcelo Alves Ranuzi | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T16:31:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-18T16:31:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | BORGES,Marcelo Alves Ranuzi. Aves e educação ambiental: uma proposta de sequência didática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35534 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aves | pt_BR |
dc.subject | Avifauna | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Guia de aves urbanas | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Aves e educação ambiental: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Birds and Environmental Education: A proposal for a didactic sequence | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Gonçalves, Vanessa fonseca | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3689582356673630 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Celine de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8911760160895924 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Francielle Amâncio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4781430799596686 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6713183856613248 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental é um processo de conscientização, que visa mitigar os impactos ambientais oriundos da ação humana ao mesmo tempo que a estabelece criticidade no ser humano, para questões socioambientais. Com o aumento dos problemas ambientais, se torna cada vez mais necessário, que essas mudanças ocorram no processo de formação dos indivíduos, ou seja, a partir dos anos iniciais de ensino. Neste contexto, o presente trabalho objetivou apresentar uma sequência didática incentivando a alfabetização científica utilizando as aves como tema modulador, bem como a elaboração de um miniguia ilustrativo acerca das aves urbanas observadas durante as atividades. As propostas foram desenvolvidas com os estudantes do 7º ano da Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU, mesclando encontros teóricos e práticos para envolver os discentes nas questões ambientais. Os dados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa, mediante as respostas dos participantes registradas nos questionários pré-teste e pós-teste e por intermédio de um diário de bordo produzido em cada encontro. Os resultados indicam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos quanto às aves e adquiriram sensibilização para questões socioambientais, demonstrando que essas espécies são interessantes articuladoras do ensino/aprendizagem da Educação Ambiental, tendo em vista a evolução dos estudantes ao longo das atividades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 117456363 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvesEEducação.pdf | TCC | 3.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.