Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSalmin, Aline Pinheiro-
dc.date.accessioned2022-08-17T18:38:37Z-
dc.date.available2022-08-17T18:38:37Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationSALMIN, Aline Pinheiro. Pistas para perfurar rasgos: colonialidades, gêneros, sexualidades, processos artísticos e... 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5600pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35513-
dc.description.abstractThis work is generated from the interrelationship between experiences lived during the research process with regard to artistic, political, aesthetic and existential crossings that pervade my body, together with other artists in the contemporary Brazilian scene. The network is woven by a cut in the studies of genders and sexualities, in the search for clues capable of perforating the normative structures given to what I call here bodies. Traversed by the concepts of prosthetic genres and (de)colonialities from a micropolitical perspective of existence, I move through possible ways of building processes of rupture in the normativities of bodies, based on their existential, political, artistic and subjective materialities, considering their multiplicities. Faced with the constant captures and escapes from the hegemonic structures that constantly traverse us, I bet on the body as a possible materiality in consolidating other modes of existence in the world in which we live.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCorpapt_BR
dc.subjectPerformance artept_BR
dc.subjectGêneros prostéticospt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.subjectColonialidadespt_BR
dc.titlePistas para perfurar rasgos: colonialidades, gêneros, sexualidades, processos artísticos e...pt_BR
dc.title.alternativeClues to pierce tears: colonialities, genders, sexualities, artistic processes and...pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bom-Tempo, Juliana Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239538709638520pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Nina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4396977006055773pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Mara Lucia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Ana Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7814591425107794pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163860908206679pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se gesta a partir da interrelação entre experiências vividas durante o processo de pesquisa no que diz respeito aos atravessamentos artísticos, políticos, estéticos e existenciais que perpassam minha corpa, junto à outras artistas da cena contemporânea brasileira. A rede é tecida por um recorte nos estudos de gêneros e sexualidades, na busca por pistas capazes de perfurar as estruturas normativas dadas ao que chamo aqui corpas. Atravessadas pelos conceitos de gêneros prostéticos e (de)colonialidades sob uma perspectiva micropolítica de existência, transito em modos possíveis de construir processos de ruptura das normatividades de corpas, a partir de suas materialidades existenciais, políticas, artísticas e subjetivas, considerando suas multiplicidades. Diante das constantes capturas e fugas das estruturas hegemônicas que nos atravessam constantemente, aposto na corpa como materialidade possível em consolidar outros modos de existências no mundo em que vivemos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration150pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5600pt_BR
dc.crossref.doibatchidef3f1209-1025-4f8c-ad50-7ad2bbd05175-
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.autorizadoCorpo como suporte da artept_BR
dc.subject.autorizadoLinguagem corporal na artept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PistasPerfurarRasgos.pdf34.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons