Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Salmin, Aline Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T18:38:37Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T18:38:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
dc.identifier.citation | SALMIN, Aline Pinheiro. Pistas para perfurar rasgos: colonialidades, gêneros, sexualidades, processos artísticos e... 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35513 | - |
dc.description.abstract | This work is generated from the interrelationship between experiences lived during the research process with regard to artistic, political, aesthetic and existential crossings that pervade my body, together with other artists in the contemporary Brazilian scene. The network is woven by a cut in the studies of genders and sexualities, in the search for clues capable of perforating the normative structures given to what I call here bodies. Traversed by the concepts of prosthetic genres and (de)colonialities from a micropolitical perspective of existence, I move through possible ways of building processes of rupture in the normativities of bodies, based on their existential, political, artistic and subjective materialities, considering their multiplicities. Faced with the constant captures and escapes from the hegemonic structures that constantly traverse us, I bet on the body as a possible materiality in consolidating other modes of existence in the world in which we live. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Corpa | pt_BR |
dc.subject | Performance arte | pt_BR |
dc.subject | Gêneros prostéticos | pt_BR |
dc.subject | Sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Colonialidades | pt_BR |
dc.title | Pistas para perfurar rasgos: colonialidades, gêneros, sexualidades, processos artísticos e... | pt_BR |
dc.title.alternative | Clues to pierce tears: colonialities, genders, sexualities, artistic processes and... | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bom-Tempo, Juliana Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2239538709638520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Caetano, Nina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4396977006055773 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leal, Mara Lucia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9710632359254853 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Ana Reis | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7814591425107794 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7163860908206679 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se gesta a partir da interrelação entre experiências vividas durante o processo de pesquisa no que diz respeito aos atravessamentos artísticos, políticos, estéticos e existenciais que perpassam minha corpa, junto à outras artistas da cena contemporânea brasileira. A rede é tecida por um recorte nos estudos de gêneros e sexualidades, na busca por pistas capazes de perfurar as estruturas normativas dadas ao que chamo aqui corpas. Atravessadas pelos conceitos de gêneros prostéticos e (de)colonialidades sob uma perspectiva micropolítica de existência, transito em modos possíveis de construir processos de ruptura das normatividades de corpas, a partir de suas materialidades existenciais, políticas, artísticas e subjetivas, considerando suas multiplicidades. Diante das constantes capturas e fugas das estruturas hegemônicas que nos atravessam constantemente, aposto na corpa como materialidade possível em consolidar outros modos de existências no mundo em que vivemos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 150 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.5600 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | ef3f1209-1025-4f8c-ad50-7ad2bbd05175 | - |
dc.subject.autorizado | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Corpo como suporte da arte | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Linguagem corporal na arte | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PistasPerfurarRasgos.pdf | 34.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License