Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35396Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Menezes, Isadora Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2022-08-05T17:18:17Z | - |
| dc.date.available | 2022-08-05T17:18:17Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
| dc.identifier.citation | MENEZES, Isadora Araújo. Dos coronéis pela educação! Ideologia da família e ultraconservadorismo no sistema educacional brasileiro. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10/14393/ufu.di.2020.737 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35396 | - |
| dc.description.abstract | Family-school discussions never seem to end. Maybe because there is something that creates strong and lasting bonds between them: the education of children, the formation of identity and citizenship. Our objective in the present work is to understand the reasons that maintain this bond throughout history. We believe that there is something ideological that perpetuates the family institution’s strength, through the control of the body, sexuality and community life. Through bibliographic review, document analysis and discourse analysis, we seek to demonstrate the strength of “the family”, whose evocation can guarantee the most incredible maneuvers in Brazilian politics. In order to do that, we analyzed the formation of what is conceived as “family”, the truths and untruths about its history in brazilian society and its association with the school for the nation's development project. For that, we also analyzed the School Without Party Movement and the rise of violent and neoconservative discourses. We seek to always keep in mind a broad and interdisciplinary perspective, to account for the complexity of the subjects' subjectivation processes. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ideologia da família | pt_BR |
| dc.subject | escola | pt_BR |
| dc.subject | Movimento Escola Sem Partido | pt_BR |
| dc.subject | escolarização | pt_BR |
| dc.subject | Family ideology | pt_BR |
| dc.subject | school | pt_BR |
| dc.subject | School Without Party Movement | pt_BR |
| dc.subject | schooling | pt_BR |
| dc.subject | critic historiography | pt_BR |
| dc.title | Dos coronéis pela educação! Ideologia da família e ultraconservadorismo no sistema educacional brasileiro | pt_BR |
| dc.title.alternative | Colonels for education! Family ideology and ultraconservatism in the brazilian educational system | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Danelon, Márcio | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6301932501639244 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Côrtes, Mariana Magalhães Pinto | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309317572621852 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Brancatti, Paulo Roberto | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1479442959766102 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0496462514990162 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | As discussões sobre família-escola parecem nunca se encerrar. Isso porque há algo que cria laços fortes e duradouros entre elas: a educação das crianças, a formação da identidade e da cidadania. Dessa maneira, nosso objetivo no presente trabalho é compreender as razões que mantêm esse elo ao longo da história. Acreditamos que há algo ideológico que perpetua a força da instituição familiar, por meio do controle do corpo, da sexualidade e da vida em comunidade. Por meio da revisão bibliográfica, da análise documental e da análise do discurso, buscamos demonstrar a força da “família”, cuja evocação pode garantir as mais incríveis manobras na política brasileira. Para tanto, analisamos a formação do que se concebe como “família”, as suas estruturas, tensões e contradições sobre sua história na sociedade brasileira e sua associação com a escola para o projeto de desenvolvimento da nação. Para isso, analisamos também o Movimento Escola Sem Partido e a ascensão dos discursos violentos e neoconservadores. Buscamos manter sempre em mente uma perspectiva ampla e interdisciplinar, para dar conta da complexidade dos processos de subjetivação dos sujeitos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 109 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.737 | - |
| dc.orcid.putcode | 116884484 | - |
| dc.crossref.doibatchid | 60e1cae6-a810-449f-a543-16d9c60feefb | - |
| dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Educação - Aspectos sociais | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Escola e comunidade | pt_BR |
| dc.subject.autorizado | Política educacional | pt_BR |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DosCoronéisEducação.pdf | Dissertação | 2.46 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
