Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Isadora Araújo-
dc.date.accessioned2022-08-05T17:18:17Z-
dc.date.available2022-08-05T17:18:17Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationMENEZES, Isadora Araújo. Dos coronéis pela educação! Ideologia da família e ultraconservadorismo no sistema educacional brasileiro. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10/14393/ufu.di.2020.737pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35396-
dc.description.abstractFamily-school discussions never seem to end. Maybe because there is something that creates strong and lasting bonds between them: the education of children, the formation of identity and citizenship. Our objective in the present work is to understand the reasons that maintain this bond throughout history. We believe that there is something ideological that perpetuates the family institution’s strength, through the control of the body, sexuality and community life. Through bibliographic review, document analysis and discourse analysis, we seek to demonstrate the strength of “the family”, whose evocation can guarantee the most incredible maneuvers in Brazilian politics. In order to do that, we analyzed the formation of what is conceived as “family”, the truths and untruths about its history in brazilian society and its association with the school for the nation's development project. For that, we also analyzed the School Without Party Movement and the rise of violent and neoconservative discourses. We seek to always keep in mind a broad and interdisciplinary perspective, to account for the complexity of the subjects' subjectivation processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdeologia da famíliapt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectMovimento Escola Sem Partidopt_BR
dc.subjectescolarizaçãopt_BR
dc.subjectFamily ideologypt_BR
dc.subjectschoolpt_BR
dc.subjectSchool Without Party Movementpt_BR
dc.subjectschoolingpt_BR
dc.subjectcritic historiographypt_BR
dc.titleDos coronéis pela educação! Ideologia da família e ultraconservadorismo no sistema educacional brasileiropt_BR
dc.title.alternativeColonels for education! Family ideology and ultraconservatism in the brazilian educational systempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Danelon, Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301932501639244pt_BR
dc.contributor.referee1Côrtes, Mariana Magalhães Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309317572621852pt_BR
dc.contributor.referee2Brancatti, Paulo Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1479442959766102pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0496462514990162pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs discussões sobre família-escola parecem nunca se encerrar. Isso porque há algo que cria laços fortes e duradouros entre elas: a educação das crianças, a formação da identidade e da cidadania. Dessa maneira, nosso objetivo no presente trabalho é compreender as razões que mantêm esse elo ao longo da história. Acreditamos que há algo ideológico que perpetua a força da instituição familiar, por meio do controle do corpo, da sexualidade e da vida em comunidade. Por meio da revisão bibliográfica, da análise documental e da análise do discurso, buscamos demonstrar a força da “família”, cuja evocação pode garantir as mais incríveis manobras na política brasileira. Para tanto, analisamos a formação do que se concebe como “família”, as suas estruturas, tensões e contradições sobre sua história na sociedade brasileira e sua associação com a escola para o projeto de desenvolvimento da nação. Para isso, analisamos também o Movimento Escola Sem Partido e a ascensão dos discursos violentos e neoconservadores. Buscamos manter sempre em mente uma perspectiva ampla e interdisciplinar, para dar conta da complexidade dos processos de subjetivação dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.737-
dc.orcid.putcode116884484-
dc.crossref.doibatchid60e1cae6-a810-449f-a543-16d9c60feefb-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.autorizadoEscola e comunidadept_BR
dc.subject.autorizadoPolítica educacionalpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DosCoronéisEducação.pdfDissertação2.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.