Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Victor Henrique Diana da-
dc.date.accessioned2022-07-25T17:22:07Z-
dc.date.available2022-07-25T17:22:07Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Victor Henrique Diana da. A educação do paulista pela imprensa: uma análise do jornal A Notícia na Revolução Constitucionalista de 1932 (São José do Rio Preto/SP). 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5319.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35296-
dc.description.abstractThis research focuses on the history and the memory of the 1932 Constitutionalist Revolution, which took place in São José do Rio Preto-SP, built by means of the city's periodic press. To this end, the newspaper A Noticia, the most influential local press, was used as a source, in a chronological period that encompasses the period from 1932 to 1980. This is justified because of the year of the outbreak of the revolution (1932) and the end of the period that the periodical's director, Leonardo Gomes, was at thente of the press (late 1960s). The reading of the newspaper extended over these years because it was assumed that the newspaper played an important role in mobilizing people, as well as in building memory about the revolution. In the light of the social history of the press (BURKE, 2005; LUCA, 2008) and of the research on memory (NORA, 1993; HALBWACHS, 1990; LE GOFF, 1996), we seek to problematize the educational role of such press in the construction of ideal citizens identified with the so-called "causa paulista". Supposedly haughty and educated subjects that, in the period, should take up arms aiming to defend the Paulista way of life, seen as an ideal to be followed by the rest of the country.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectA Notíciapt_BR
dc.subjectRevolução Constitucionalista de 1932pt_BR
dc.subjectSão José do Rio Pretopt_BR
dc.titleA educação do paulista pela imprensa: uma análise do jornal A Notícia na Revolução Constitucionalista de 1932 (São José do Rio Preto/SP)pt_BR
dc.title.alternativeThe education in São Paulo by the press: an analysis of the newspaper A Notícia and the Constitucionalist Revolution of 1932 (São José do Rio Preto/SP)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Raquel Discini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515581736708487pt_BR
dc.contributor.referee1Mahl, Marcelo Lapuente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460148926174770pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Sergio Cesar da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760026330157184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034955715076244pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se debruçou sobre a história e a memória da Revolução Constitucionalista de 1932, ocorrida em São José do Rio Preto–SP, construída por intermédio da imprensa periódica citadina. Para tanto, utilizou-se como fonte o jornal A Notícia, o mais influente impresso local no momento, num recorte cronológico que engloba o período de 1932 a 1967. Tal período justifica-se em função do ano da eclosão da revolução e o fim da temporada em que esteve à frente do periódico o diretor Leonardo Gomes. Ademais, a leitura e análise se estendeu por esses anos porque partiu-se da hipótese de que o jornal desempenhou um papel importante na mobilização das pessoas durante o conflito, bem como na construção da memória, posteriormente. À luz da história social da imprensa (BURKE, 2005; LUCA, 2008) e das pesquisas sobre memória (NORA, 1993; HALBWACHS, 1990; LE GOFF, 1996), buscou-se problematizar o papel educativo de tal impresso na construção de cidadãos ideais e identificados com a chamada “causa paulista”. Sujeitos supostamente altivos e educados que deveriam pegar em armas visando a defesa do modo de vida paulista, tido como ideal a ser seguido pelo restante do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration110pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5319pt_BR
dc.orcid.putcode116355735-
dc.crossref.doibatchid0b388897-2996-427d-92d2-30fc76e652d6-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação - Históriapt_BR
dc.subject.autorizadoHistoriografiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoPaulistaImprensa.pdf4.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons