Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNasciutti Filho, Pedro Ernesto-
dc.date.accessioned2022-07-15T15:47:03Z-
dc.date.available2022-07-15T15:47:03Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationNASCIUTTI FILHO, Pedro Ernesto. Memórias da escola rural paz e amor do distrito do bálsamo em Tupaciguara – Minas Gerais. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35264-
dc.description.abstractThis paper aims is an elaboration of a narrative about the creation and the experience of the rural school Paz e Amor, located in the district of Balsamo in Tupaciguara, Minas Gerais. Mobilizing the methodology of Oral History in Mathematics Education. Thus, in addition to oral sources, other sources were used, such as written and iconographic. Through this historiographical work, elements were raised that contribute to understandings about the training of teachers who teach mathematics in rural schools during the period under study, thus contributing to decision-making for the creation of courses in the initial training of mathematics teachers for act in this teaching environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectRural schoolpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationpt_BR
dc.titleMemórias da escola rural paz e amor do distrito do bálsamo em Tupaciguara – Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Mirian Fernandes Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518016383206956pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Lúcio Borges de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633451941969946pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma elaboração de uma narrativa sobre a criação e a vivência da escola rural Paz e Amor, localizada no distrito de Bálsamo, na cidade de Tupaciguara, Minas Gerais, mobilizando a metodologia de História Oral na Educação Matemática. Dessa forma, além das fontes orais foram utilizadas outras fontes, como escritas e iconográficas. Através desse trabalho, de cunho historiográfico, foram levantadas a partir da memória de nossos colaboradores, algumas questões: como a criação da escola, do laboratório de informática, sobre a escola ter sido multisseriada e como era a estrutura da escola. A contribuição desse estudo está na elaboração de cursos, oficinas e palestras para o professor que leciona matemática na escola rural e seus estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemóriasDaEscola.pdfTCC2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.