Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nasciutti Filho, Pedro Ernesto | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T15:47:03Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T15:47:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
dc.identifier.citation | NASCIUTTI FILHO, Pedro Ernesto. Memórias da escola rural paz e amor do distrito do bálsamo em Tupaciguara – Minas Gerais. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35264 | - |
dc.description.abstract | This paper aims is an elaboration of a narrative about the creation and the experience of the rural school Paz e Amor, located in the district of Balsamo in Tupaciguara, Minas Gerais. Mobilizing the methodology of Oral History in Mathematics Education. Thus, in addition to oral sources, other sources were used, such as written and iconographic. Through this historiographical work, elements were raised that contribute to understandings about the training of teachers who teach mathematics in rural schools during the period under study, thus contributing to decision-making for the creation of courses in the initial training of mathematics teachers for act in this teaching environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Rural school | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | História da educação matemática | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics education | pt_BR |
dc.title | Memórias da escola rural paz e amor do distrito do bálsamo em Tupaciguara – Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marin, Douglas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6734500640303971 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Mirian Fernandes Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7518016383206956 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, Lúcio Borges de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1633451941969946 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma elaboração de uma narrativa sobre a criação e a vivência da escola rural Paz e Amor, localizada no distrito de Bálsamo, na cidade de Tupaciguara, Minas Gerais, mobilizando a metodologia de História Oral na Educação Matemática. Dessa forma, além das fontes orais foram utilizadas outras fontes, como escritas e iconográficas. Através desse trabalho, de cunho historiográfico, foram levantadas a partir da memória de nossos colaboradores, algumas questões: como a criação da escola, do laboratório de informática, sobre a escola ter sido multisseriada e como era a estrutura da escola. A contribuição desse estudo está na elaboração de cursos, oficinas e palestras para o professor que leciona matemática na escola rural e seus estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemóriasDaEscola.pdf | TCC | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.