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dc.creatorLázaro, Bruno de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-08T18:53:15Z-
dc.date.available2022-07-08T18:53:15Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationLÁZARO, Bruno de Oliveira. Teoria das Ruas Completas aplicada à avaliação da infraestrutura de sistemas urbanos de transporte. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.334pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35235-
dc.description.abstractThis research aims to evaluate the infrastructure of urban transport systems based on the guidelines proposed by the Complete Streets Theory. Therefore, a case study was developed along Segismundo Pereira Avenue, an important road axis located in the eastern sector of the city of Uberlândia/MG, Brazil. Using geotechnologies, georeferenced location data were collected from the main urban infrastructure equipment in the study area. In addition, orbital images were acquired for urban characterization of the region surrounding the analyzed road. The information collected was organized in the form of a geocoded digital database. The observations from this database were evaluated by designing and applying an evaluation matrix, developed based on literature recommendations for the design, operation and management of complete streets. The matrix was statistically statistically through cluster analysis and spatial dispersion analysis. The products resulting from this evaluation were spatialized in the QGIS 3.16.6 software for the elaboration of thematic maps of the study area. The results obtained allow us to observe that the urban transport infrastructure elements of the road studied in this research are spatially distributed in a very heterogeneous way. Thus, regions closer to the beginning of Segismundo Pereira Ave have transport infrastructure more in line with the urban configuration of a complete street, while regions closer to the end of the street behave in a way that is dissonant to this configuration. However, it was possible to conclude that; in general, the urban transport infrastructure of the avenue develops efficiently, ensuring good traffic conditions within the context of smart and accessible urban mobility.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de transportept_BR
dc.subjectInfraestrutura viáriapt_BR
dc.subjectRuas completaspt_BR
dc.subjectPlanejamento e operação de transportespt_BR
dc.subjectTransporte público urbanopt_BR
dc.titleTeoria das ruas completas aplicada à avaliação da infraestrutura de sistemas urbanos de transportept_BR
dc.title.alternativeComplete streets theory applied to the urban transport systems infrastructure evaluationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Chuerubim, Maria Lígia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147424953594579pt_BR
dc.contributor.referee1Garcia, Jean Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1547144258785500pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Bárbara Stolte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9897620753143611pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458477208071131pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva avaliar a infraestrutura de sistemas urbanos de transporte tendo como base as diretrizes propostas pela Teoria das Ruas Completas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso ao longo da Avenida Segismundo Pereira, um importante eixo viário localizado no setor Leste da cidade de Uberlândia/MG, Brasil. Por meio da utilização de geotecnologias, foram coletados dados de localização georreferenciada dos principais equipamentos de infraestrutura urbana da área de estudo. Além disso, foram adquiridas imagens orbitais para caracterização urbanística da região circunjacente à via analisada. As informações coletadas foram organizadas na forma de uma base de dados digital geocodificada. As observações desta base foram avaliadas mediante a elaboração e a aplicação de uma matriz de avaliação, desenvolvida com base nas recomendações da literatura para o projeto, a operação e o gerenciamento de ruas completas. A matriz foi analisada estatisticamente por meio de análise cluster e análise de dispersão espacial. Os produtos decorrentes desta avaliação foram espacializados no software QGIS 3.16.6 para a elaboração de mapas temáticos da área de estudo. Os resultados obtidos permitem observar que os elementos de infraestrutura urbana de transportes da via estudada nesta pesquisa se encontram distribuídos espacialmente de modo bastante heterogêneo. Deste modo, regiões mais próximas ao início da Avenida Segismundo Pereira possuem infraestrutura de transporte mais consonante com a configuração urbanística de uma rua completa, enquanto regiões mais próximas ao final da via se comportam de modo dissonante a esta configuração. Todavia, foi possível concluir que, de modo geral, a infraestrutura urbana de transporte da avenida se desenvolve de modo eficiente, garantindo boas condições tráfego dentro do contexto da mobilidade urbana inteligente e acessível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration147pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.334pt_BR
dc.orcid.putcode115603051-
dc.crossref.doibatchidfeae1113-265a-48f7-82cb-2b3d64b500fb-
dc.subject.autorizadoEngenharia Civilpt_BR
dc.subject.autorizadoDesenvolvimento de recursos hídricospt_BR
dc.subject.autorizadoTransportept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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