Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLourenço, Gabriel Floriano-
dc.date.accessioned2022-07-01T15:10:55Z-
dc.date.available2022-07-01T15:10:55Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.citationLOURENÇO, Gabriel Floriano. Instituições regionais de desenvolvimento: análise do período 2003 a 2016. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.234.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35206-
dc.description.abstractThis investigation aimed to debate the regional development superintendencies of the Northeast and North and their alternations throughout history, since the creation, the crises in the military period, the extinction and its resurrection in 2007 with the creation of the National Development Policy. Regional (PNDR I). As an alternative for the development of the Northeast and North regions, there are the regional development plans, which, in their documents, allow a representation in the institutional environment as two macro-regions and changes growth projects that can help the development and development of these regions. It was used as a methodology to understand all the institutional theories and the cycle of public policy processes to contextualize the PNDR II revision scenario, in addition to analyzing the financial reality of each region to finance its current development and each of them as perspectives. of future. Finally, it is verified that the development projects that expand the development project that encompass are important for the development project that encompass as more peculiar to the development of each national region are important to be developed as development projects that encompass as peculiar to each national region. development of each region.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuperintendênciaspt_BR
dc.subjectdesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectInstituiçõespt_BR
dc.titleInstituições regionais de desenvolvimento: análise do período 2003 a 2016pt_BR
dc.title.alternativeRegional development institutions: analysis of the period 2003 to 2016pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Martins, Humberto Eduardo de Paula-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935427022662345pt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Clésio Marcelino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567795445503582pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida Filho, Niemeyer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8004814998736610pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Vinícius Rodrigues Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0541089462206023pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563914512133787pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação teve como objetivo analisar as superintendências regionais de desenvolvimento do Nordeste e do Norte e suas alternâncias ao longo da história, desde a criação, as crises no período militar, a extinção e sua ressureição em 2007 com a criação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR I), além de tentar entender os motivos pelos quais essas instituições perderam relevância com o passar dos anos desde seu processo de criação. Como possível alternativa para o desenvolvimento das regiões Nordeste e Norte, têm se os planos regionais de desenvolvimento, que, em seus documentos, possibilitam uma repaginada no ambiente institucional para as duas macrorregiões e propõem mudanças que podem auxiliar no seu o crescimento e desenvolvimento. Foi utilizado como metodologia para entender todo esse processo as teorias institucionalistas e do ciclo de políticas públicas para contextualizar o cenário de revisão da PNDR I e a transição para a PNDR II, além de analisar a realidade financeira que cada região possui para financiar seu desenvolvimento atualmente e quais as perspectivas de futuro. Por fim, é possível verificar que os planos carecem de efetividade mesmo apresentando inovações teóricas, as estratégias de financiamento devem ser ampliadas, e a descentralização é importante, mas deve ser relativizada em prol de um projeto nacional de desenvolvimento que englobe as peculiaridades de cada região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration149pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.234pt_BR
dc.orcid.putcode115277002-
dc.crossref.doibatchid66438537-6fe5-4de8-9548-4dc71e5a15cc-
dc.subject.autorizadoEconomiapt_BR
dc.subject.autorizadoDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subject.autorizadoPolíticas públicaspt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InstituiçõesRegionaisDesenvolvimento.pdf771.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.