Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35135
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Thaisa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T15:44:52Z | - |
dc.date.available | 2022-06-08T15:44:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Thaisa Pereira. Gestão da merenda escolar: Estudo de caso na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira, Araxá – MG. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Pedagogia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia , 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35135 | - |
dc.description.abstract | The National School Feeding Program (PNAE) offers food, food and nutrition education actions aimed at students enrolled in public basic education. The present work, entitled "School Meal Management: Case Study at Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira State School, Araxá - MG." aims to verify how the school manages the lunch, through the appreciation of the difficulties and quality, in the year 2022. To develop the research, we conducted interviews with the school's management and financial representative, in order to verify the hygiene of food and routine in offering meals; also, an online survey with students enrolled from 6th to 9th, in high school and EJA - in all shifts - in order to verify the level of satisfaction with school meals and raise suggestions for improving the process. It was observed that the main difficulties encountered were: focusing on nutritional quality, eliminating waste and relying on qualified professionals. Regarding the students' level of satisfaction, it was concluded that they are satisfied with the school lunch, however, they present suggestions. Furthermore, they emphasize that the management is democratic and remains in constant dialogue with them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Merenda escolar | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Sugestões | pt_BR |
dc.title | Gestão da merenda escolar: Estudo de caso na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira, Araxá - MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Longhini, Marcos Daniel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Longhini, Marcos Daniel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Longhini, Marcos Daniel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422119886996254 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9845826827172304 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação, ações de educação alimentar e nutricional direcionado aos estudantes matriculados na educação básica pública. O presente trabalho, intitulado “Gestão da Merenda Escolar: Estudo de caso na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira, Araxá – MG.” tem como objetivo verificar como a escola gerencia a merenda, através da apreciação das dificuldades e qualidade, no ano de 2022. Para desenvolver a pesquisa, realizamos entrevistas com a direção da escola e representante financeiro, com objetivo de verificar sobre a higienização dos alimentos e rotina no oferecimento da merenda; também, uma pesquisa online com os alunos matriculados do 6° ao 9°, no ensino médio e no EJA – em todos os turnos – a fim de verificar o nível de satisfação da merenda escolar e levantamento de sugestões para melhoria do processo. Observou-se que as principais dificuldades encontradas foram: focar na qualidade nutricional, eliminar desperdícios e contar com profissionais qualificados. Em relação ao nível de satisfação dos alunos, concluiu se que estão satisfeitos com a merenda escolar, porém, apresentam sugestões. E ainda, destacam que a direção é democrática e permanece em constante diálogo com eles. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GestãoDeMerenda.pdf | TCC | 827.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License