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dc.creatorCorrea, Bruna Pascoal-
dc.date.accessioned2022-05-02T18:02:16Z-
dc.date.available2022-05-02T18:02:16Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationCORREA, Bruna Pascoal. O vampirismo feminino em Carmilla e suas reverberações. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.101.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34970-
dc.description.abstractThe present research focuses on unraveling the figure of the vampire in the gothic novel Carmilla, (1872), by Sheridan Le Fanu, composed by the roots of the vampiric myth intertwined with the image of the feminine. The dissertation uses quantitative methodology, performing readings and analysis of selected theoretical and literary texts, so that the traced object can be theoretically grounded. The chosen narrative has as antagonist the vampire Carmilla, who names the novel, and to understand her construction as a meta-empirical figure, an investigation will be carried out on the sociocultural context, together with the conditions of existence of women in the 19th century, period of publication of the novel. In addition, we will deal with the contributions of the Gothic and the fantastic in the narrative and, consequently, for the existence of the antagonist character. Finally, with the objective of briefly analyzing the reverberations of the female vampiric myth, emerging the importance of the figure not only in the 19th century, the work examines other female vampiric figures, more specifically, the character Cláudia, represented in the novel Interview with the Vampiro (1976) in counterpoint to Carmilla (1872). At the end of the research, erasure and one-sidedness were found to be the position of the vampire woman, often being considered only as seductive and cunning, not apprehending the other various nuances within her constitution, such as, for example, the contradictoriness of symbols that this unusual figure carries within itself.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVampirismopt_BR
dc.subjectVampirismpt_BR
dc.subjectVampiropt_BR
dc.subjectVampirept_BR
dc.subjectNarrativa góticapt_BR
dc.subjectGothic narrativept_BR
dc.subjectCarmillapt_BR
dc.subjectCarmillapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleO vampirismo feminino em Carmilla e suas reverberaçõespt_BR
dc.title.alternativeFemale vampirism in Carmilla and its reverberationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Benfatti, Flávia Andréa Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6412107397671158pt_BR
dc.contributor.referee1Tolomei, Cristiane Navarrete-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094193706249489pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Kenia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8925365188360800pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como foco desvendar a figura da vampira no romance gótico Carmilla (1872), de Sheridan Le Fanu, composta pelas raízes do mito vampírico entrelaçadas à imagem do feminino. A dissertação utiliza a metodologia qualitativa, realizando leituras e análises dos textos teóricos e literários selecionados, para que, assim, o objeto traçado seja teoricamente embasado. A narrativa escolhida tem como antagonista a vampira Carmilla, que nomeia o romance. Assim, para compreender a sua construção enquanto figura metaempírica, realiza-se uma investigação sobre o contexto sociocultural, juntamente às condições de existência das mulheres do século XIX, período da publicação do romance. Além disso, trataremos das contribuições do gótico e do fantástico na narrativa e, consequentemente, para a existência da personagem antagonista. Por fim, com o objetivo de analisar brevemente as reverberações do mito vampírico feminino, emergindo a importância da figura não somente no século XIX, o trabalho examina outras figuras vampíricas femininas, mais especificadamente, a personagem Cláudia, representada no romance Entrevista com o Vampiro (1976), em contraponto a Carmilla (1872). Ao final da pesquisa, foi encontrada como posição da mulher vampira o apagamento e a unilateralidade, sendo considerada muitas das vezes somente como sedutora e ardilosa, não apreendendo as outras diversas nuances dentro da sua constituição, como, por exemplo, a contraditoriedade de símbolos que essa figura insólita carrega em si.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.101pt_BR
dc.orcid.putcode112421525-
dc.crossref.doibatchid93c69e37-3277-4d83-98bc-d5eac0ba84be-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoFicção gótica (Gênero literário)pt_BR
dc.subject.autorizadoFeminismo na literaturapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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