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dc.creatorDias Junior, Paulo Cezar-
dc.creatorNoleto Junior, Rodolfo Garcia-
dc.date.accessioned2022-04-25T17:25:34Z-
dc.date.available2022-04-25T17:25:34Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationNOLETO JUNIOR,Rodolfo Garcia. Reduced order model based on machine learning with sindy autoencoders. 2022. 40 f. completion of course work (graduation in Aeronautic engineering) - Federal University of Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34905-
dc.description.abstractThis work presents a numerical methodology to obtain a reduced order model – ROM – of a linear time-invariant aeroelastic model. The airfoil section of the aeroelastic model, considering only the pitch–plunge motion is studied in a fluid-structure interaction scheme using Computational Fluid Dynamics – CFD. The structural parameters of the linear mechanical system and the necessary data are taken from COMSOL Multiphysics®. In a first analysis, it is shown what is most common in current ROM approaches, a Deep Neural Network - DNN. Such a concept has a high predictive capacity, however, it becomes unfeasible for interpretation and extrapolation of the equations. The Sparse Identification of Nonlinear Dynamics – SINDy – methodology is presented. In order to show the details of the proposed technique, the SINDy technique is implemented in a sparse identification algorithm, Chaotic Lorenz system. Finally, the SINDy methodology is applied to the case of the proposed aeroelastic model. It was possible to identify the system and discover their equations with high accuracy.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAeroelasticitypt_BR
dc.subjectSystem identificationpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectReduced order modelpt_BR
dc.subjectDeep neural networkpt_BR
dc.subjectSinypt_BR
dc.titleReduced order model based on machine learning with sindy autoencoderspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Daniel Dall'Onder dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847006276264872pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Lucas Portes Leal-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8936585242385891pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma metodologia numérica para a obtenção de um modelo de ordem reduzida ROM de um modelo aeroelástico invariante no tempo. A seção de aerofólio, do modelo aerolástico, considerando apenas os movimentos de translação rotação , é estudada em um esquema de interação fluido estrutura usando Dinâmica dos Fluidos Computacional CFD. Os parâmetros estruturais do sistema mecânico linear e os dados necessários são retirados do COMSOL Multiphysics®. Em uma primeira análise é mostrado o que há de mais comum nas a bordagens de ROMs atuais, uma Rede Neural Profunda DNN. Tal conceito possui elevada capacidade de predição, entretanto, torna se inviável para interpretação e extrapolação das equações. A metodologia Sparse Identification of Nonlinear Dynamics SINDy é apresentada. Inicialmente, com o objetivo de mostrar os detalhes da técnica proposta implementa se a técnica SINDy em um algoritmo de identificação esparsa, Chaotic Lorenz system. Finalmente, aplica se a metodologia SINDy para o caso do modelo aerolástic o proposto. Foi possível identificar o sistema e descobrir suas equações com alta precisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode112048881-
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