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dc.creatorMartins, Yara Paula-
dc.date.accessioned2022-04-25T17:20:54Z-
dc.date.available2022-04-25T17:20:54Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationMARTINS, Yara Paula. O arte móvel urbana: a discussão da cidade através do corpo. 2021. 211 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.606pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34904-
dc.description.abstractBetween 2008 and 2012, the Municipal Culture Department (SMC) of the city of Uberlândia – MG proposed the Urban Mobile Art (AMU) program, which encouraged experimentation with the city as a place of art. The artistic interventions present at the Urban Mobile Art took place in different public spaces and sought, in general, to instigate the population and generate reflections on the urban context. The purpose of this master's research is to reflect, based on the analysis of Urban Mobile Art, how works that use the body as a tool can act in the discussion of public space. A survey of the artistic interventions and the general scenario of the project is carried out, mainly on the format of the public notice that took place in 2009, 2010 and 2011 and, in view of that, three practices are selected to be the object of study in this work. The three works: Hominidae (2009) by Ricardo Alvarenga, On the silence of the shell (2010) by Ana Reis and Cássia Nunes and Artist's Lunch (whose square is it?) (2011) by Paulo Rogério Luciano, serve as guides for reflections on the relationships established between the body – the artist and spectator, art and city. During the study, the aim is to develop an approximation with concepts that lead and sustain the debate, in addition to being guidelines for the analysis that is carried out on artistic manifestations and their impact on the city.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.subjectContemporary Artpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectEspaço Públicopt_BR
dc.subjectPublic spacept_BR
dc.subjectIntervenções Urbanaspt_BR
dc.subjectUrban Interventionspt_BR
dc.titleO arte móvel urbana: a discussão da cidade através do corpopt_BR
dc.title.alternativeThe urban mobile art: the discussion of the city through the bodypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rauscher, Beatriz Basile da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2944897136739381pt_BR
dc.contributor.advisor1Borda, Luis Eduardo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0399528257126133pt_BR
dc.contributor.referee1Rey, Sandra Terezinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1304040199380156pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Tatiana Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/741885062583351pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8765766194490848pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Secretaria Municipal de Cultura (SMC) da cidade de Uberlândia –MG propôs, entre os anos 2008 a 2012, a realização do programa Arte Móvel Urbana (AMU), o qual incentivou a experimentação da cidade como lugar da arte. As intervenções artísticas presentes no Arte Móvel Urbana aconteceram em diferentes espaços públicos e buscaram, de maneira geral, instigar a população e gerar reflexões sobre o contexto urbano. A proposta desta pesquisa de mestrado é refletir, a partir análise do Arte Móvel Urbana, como obras que utilizam o corpo como ferramenta podem atuar na discussão do espaço público. É feito um levantamento das intervenções artísticas e do cenário geral do projeto, principalmente sobre seu formato de edital que aconteceu nos anos de 2009, 2010 e 2011 e, diante disso, são selecionadas três práticas para serem objeto de estudo deste trabalho. As três obras: Hominidae (2009) de Ricardo Alvarenga, Do silêncio da concha (2010) de Ana Reis e Cássia Nunes e Almoço de Artista (a praça é de quem?) (2011) de Paulo Rogério Luciano, servem como guias para reflexões sobre as relações estabelecidas entre corpo – artista e espectador, arte e cidade. Busca-se no decorrer do estudo desenvolver uma aproximação com conceitos que conduzem e sustentam o debate, além de serem norteadores para a análise que é feita sobre as manifestações artísticas e o seu impacto na cidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.sizeorduration211pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.606pt_BR
dc.orcid.putcode112048811-
dc.crossref.doibatchid2bb86f18-5c59-4ae8-913a-3cf8e0b8f128-
dc.subject.autorizadoArquiteturapt_BR
dc.subject.autorizadoArte moderna - Séc. XXI - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoEspaços públicos - Uberlândia (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoArte e vida urbana - Uberlândia (MG)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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