Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Bárbara Cristina da-
dc.date.accessioned2022-04-18T16:57:35Z-
dc.date.available2022-04-18T16:57:35Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Cristina da. Análise descritiva das postagens sobre fórmula infantil e composto lácteo na rede social Instagram. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34770-
dc.description.abstractObjective: Descriptively analyze the posts about infant formula and dairy compound on the social network Instagram in August 2020. Methods: The posts (videos and images) for each hashtag were extracted by the application programming interface (API) of Instagram. An online interface to store all the information extracted using the #formulainfantil and #compostolacteo. Results: In all, 205 posts were analyzed, 130 referring to #formulainfatil and 75 about #compostolacteo. It was observed that the largest number of images and videos in both hashtags were made on professional profiles, with a higher incidence of white people present in the posts of the two hashtags. 18 thematic categories were created considering the main subjects addressed in the posts, with 20.9% corresponding to “criticisms about the consumption of infant formula”. In general, phrases with requests for sponsorship, advice for other mothers and the use of pejorative phrases about product criticism had a higher percentage of occurrence. Conclusions: For the #infantil formula, there was a predominance of posts with content aimed at criticizing the consumption of infant formula, the difference between powdered milk, infant formula and dairy compound and advertising of infant formula in the pharmacy. As for #compostolacteo, there was a predominance of posts with content aimed at comparing dairy compound and powdered milk and comparison between powdered milk, dairy compound and infant formula. Keywords:pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAmamentaçãopt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectRedes sociaspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectSubstitutos do leite humanopt_BR
dc.subjectHuman milk substitutespt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.titleAnálise descritiva das postagens sobre fórmula infantil e composto lácteo na rede social Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.advisor1Lattes9256988624383740pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Luana Padua-
dc.contributor.referee1Lattes0508655443542173pt_BR
dc.contributor.referee2Meira, Camila Abadia Rodrigues-
dc.contributor.referee2Lattes0583603998014530pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar de forma descritiva as postagens sobre fórmula infantil e composto lácteo na rede social Instagram em agosto de 2020. Métodos: As postagens (vídeos e imagens) para cada hashtag foram extraídas pela interface de programação de aplicativo (API) do Instagram. Foi desenvolvida uma interface online para armazenar todas as informações extraídas utilizando as #formulainfantil e #compostolacteo. Resultados: Ao todo foram analisadas 205 postagens, 130 referentes a #formulainfatil e 75 sobre #compostolacteo. Observou-se que o maior número de imagens e vídeos em ambas as hashtags foram feitas em perfis profissionais, com maior incidência de pessoas brancas presentes nas postagens das duas hashtags. Foram criadas 18 categorias temáticas considerando os principais assuntos abordados nas postagens sendo que 20,9% correspondeu a “críticas sobre o consumo de fórmula infantil”. No geral, frases com pedido de patrocínio, conselho para outras mães e uso de frases pejorativas sobre as críticas dos produtos apresentaram maior percentual de ocorrência. Conclusões: Para a #formulainfantil houve predomínio de postagens com conteúdo voltado à crítica ao consumo de fórmula infantil, diferença entre o leite em pó, fórmula infantil e composto lácteo e propaganda de fórmula infantil em farmácia. Já para a #compostolacteo houve predomínio de postagens com conteúdo voltados à comparação entre composto lácteo e leite em pó e comparação entre leite em pó, composto lácteo e fórmula infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.embargo2024-04-12-
Appears in Collections:TCC - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseDescritivaPostagens.pdf901.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons