Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ingridy Martins Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T13:35:58Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T13:35:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ingridy Martins Rocha. Revisão sistemática: reabilitação vestibular na doença de Ménière. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34756 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Reabilitação vestibular | pt_BR |
dc.subject | Equilíbrio estático e dinâmico | pt_BR |
dc.subject | Doença de Mèniére | pt_BR |
dc.subject | Meniere`s disease | pt_BR |
dc.subject | Physio therapy | pt_BR |
dc.subject | Vestibular rehabilitation | pt_BR |
dc.title | Revisão sistemática: reabilitação vestibular na doença de Ménière | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Kishi, Marcos Seizo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2333440373816942 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dionisio, Jadiane | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1067940853843923 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lange, Cristiane | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5261023201454087 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: As disfunções vestibulares têm alta prevalência na população trazendo inúmeros transtornos para a produtividade e qualidade de vida dos indivíduos por elas acometidos. Porém, existe uma escassez de alternativas para tratamento dessas disfunções, ou mesmo para minimizar seus efeitos sobre os pacientes. Dentre as alternativas, a reabilitação vestibular se apresenta como um método não invasivo de tratamento e sem contraindicações, que através da melhora do equilíbrio estático e dinâmico e dos sintomas característicos de vestibulopatias, leva a um aumento da qualidade de vida dos pacientes. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo, através de uma revisão sistemática, avaliar a efetividade da reabilitação vestibular em indivíduos portadores da doença de Mèniére. Materiais e métodos: Os artigos relacionados a reabilitação vestibular na doença de Mèniére, foram extraídos das bases de dados MEDLINE, SciELO, Cochrane e bibliotecas virtuais. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados e controlados, publicados nos últimos 10 anos na língua portuguesa e inglesa. Resultados: Nos 2 artigos selecionados, observou-se que a reabilitação vestibular é efetiva para melhora dos sintomas relacionados a vestibulopatias, mais especificamente na doença de Mèniére. Discussão: Os autores dos artigos encontrados utilizaram os princípios do equilíbrio no corpo humano para gerar estímulos capazes de melhorar os sintomas provenientes da doença de Mèniére, visando sempre os três pilares do equilíbrio: acuidade visual, sensibilidade proprioceptiva e bom funcionamento do aparelho vestibular. Conclusão: Foi possível concluir que a Reabilitação Vestibular pode contribuir para a melhora dos sintomas provenientes da doença de Mèniére, principalmente a vertigem, o que por consequência leva a melhora da qualidade de vida dos pacientes postadores dessa condição. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Fisioterapia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 16 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 111605694 | - |
Appears in Collections: | TCC - Fisioterapia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RevisãoSistemáticaReabilitação.pdf | 259.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License