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dc.creatorRasé, Ruth Souto de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-13T14:48:09Z-
dc.date.available2022-04-13T14:48:09Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationRASE, Ruth Souto de Oliveira. Monitoramento e previsão do número de voos sob responsabilidade do Controle de Aproximação de Uberlândia. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34729-
dc.description.abstractThe Brazilian Airspace, in particular the Terminal Control Area, where the conŕuence of aircraft ascending en route or descending for landing, is an area that requires cognitive capacity and knowledge of the rules on the part of the air traffic controller. When it comes to non radar control area, the demand increases. This work monitored the amount of air traffic under the responsibility of an Air Traffic Controller in the Terminal Control Area of Uberlândia and through time series, analyzed and veriőed the presence of trend, seasonality. Made the forecast, in order to study the use of radar surveillance , increasing the capacity of air traffic controllers in the region and, consequently, safety in the airspace in question. Two time series were analyzed and both the SARIMA model was the one that best őtted the series studied, with low forecast error and good accuracy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSéries temporaispt_BR
dc.subjectTráfego aéreopt_BR
dc.subjectAnálise quantidade de voospt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.subjectSARIMApt_BR
dc.titleMonitoramento e previsão do número de voos sob responsabilidade do controle de aproximação de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Lúcio Borges de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633451941969946pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Mirian Fernandes Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518016383206956pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Priscila Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0838243793554021pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO Espaço Aéreo Brasileiro, em especial a Área de Controle Terminal, onde ocorre a convergência de aeronaves em subida em rota ou em descida para pouso, é uma área que exige capacidade cognitiva e conhecimento das regras por parte do controlador de trafego aéreo, quando se trata de área de controle não radar, a exigência aumenta. Este trabalho monitorou a quantidade de tráfego aéreo sob responsabilidade de um Controlador de Tráfego Aéreo na Área de Controle Terminal da cidade de Uberlândia e através de séries temporais, analisou e veriőcou a presença de tendência, sazonalidade. Fez-se a previsão, a őm de estudar o emprego da vigilância radar, aumentando a capacidade dos controladores de tráfego aéreo da região e consequentemente a segurança no espaço aéreo em questão. Foram analisadas duas séries temporais e ambas o modelo SARIMA, foi o que melhor se ajustou as séries estudadas, com baixo erro de previsão e boa acuracidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEstatísticapt_BR
dc.sizeorduration43.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Estatística

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