Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Yara da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-13T14:30:33Z-
dc.date.available2022-04-13T14:30:33Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationCOSTA, Yara da Silva. Proposta de roteirização aplicada ao transporte de argamassas industrializadas - Estudo de caso. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34727-
dc.description.abstractIn Brazil, the road transport modal is the most used for the delivery of goods where the main objective is the delivery at the customer's address, wherever it may be. Allied to this, the logistics and the study of strategies must be well aligned for there to be a satisfactory revenue gain and not cause damage to companies with logistics costs, since labor, cost of inputs, products, taxes, among others, consume more than 88% of the value of the product of a single delivery. Planning, goods delivery, and invoicing are important items for those who constantly work with perishable goods deliveries, in several stops, and with a great market competitiveness, since the best service will always be chosen by the customers. Deliveries on time, even more related to stabilized mortar for masonry laying that has a validity period counted in hours, that is, 72 hours for its expiration, every lost time is important. For this, along with the free software QGis, and plugins installed on it, it was proposed the vehicle routing where it solves the Traveling Salesman Problem, guaranteeing the shortest route in the least time, visiting delivery points only once, optimizing this route in the best way possible and analyzing a profit of approximately R$470.000,00 in one year in the Stabilized Mortar dosing centers for masonry laying.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectRoteirização de veículospt_BR
dc.subjectVehicle routingpt_BR
dc.subjectSistemas de Informações geográficaspt_BR
dc.subjectGeographic information systempt_BR
dc.subjectProblema do caixeiro viajantept_BR
dc.subjectTraveling salesman problempt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectFree softwarept_BR
dc.subjectQGispt_BR
dc.subjectORSToolspt_BR
dc.titleproposta de roteirização aplicada ao transporte de argamassas industrializadas - estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee1Castilho, Vanessa Cristina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224610551194911pt_BR
dc.contributor.referee2Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018658352126789pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o modal de transporte rodoviário é o mais utilizado para entregas de mercadoria, onde o principal objetivo é a entrega no endereço do cliente esteja ele onde for. Aliado a isso, a logística e o estudo de estratégias devem ser bem alinhados para que haja um ganho de receita satisfatório e não cause prejuízo às empresas com custos logísticos, visto que mão de obra, custo de insumos, produtos, tributos, entre outros, consomem mais de 88% do valor do produto de uma única entrega. Planejamento, entrega de mercadorias e faturamento são itens importantes para quem trabalha constantemente com entregas de mercadorias perecíveis, em várias paradas e com uma competitividade de mercado grandiosa, visto que o melhor atendimento sempre será o escolhido pelos clientes. Entregas no prazo combinado ainda mais relacionada a argamassa estabilizada para assentamento de alvenaria, que possui período de validade contado em horas, ou seja, 72 horas para seu vencimento, cada tempo perdido é importante. Para isso, juntamente com o software livre QGis e plugins nele instalado, foi proposta a roteirização de veículos onde resolve o Problema do Caixeiro Viajante, garantindo a menor rota em menor tempo, visitando pontos de entrega apenas uma vez sendo otimizada essa rota da melhor forma possível e analisando um lucro de aproximadamente R$470.000,00 em um ano nas centrais dosadoras de Argamassa Estabilizada para Assentamento de Alvenaria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.orcid.putcode111443752-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaDeRoteirização.pdfTCC2.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons