Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Rafael Matias do Sacramento-
dc.date.accessioned2022-04-12T18:07:19Z-
dc.date.available2022-04-12T18:07:19Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationSOUSA, Rafael Matias do Sacramento. Uma análise das estratégias competitivas do grupo Fiat para o Brasil no período 2010 a 2020. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Ciências Econômicas)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34710-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstratégias competitivaspt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectGrupo FIATpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleUma análise das estratégias competitivas do grupo Fiat para o Brasil no período 2010 a 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veríssimo, Michele Polline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008143213768123pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Daniel Caixeta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4632609286866341pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269031128431861pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar a estratégia competitiva adotada pelo Grupo FIAT no Brasil durante o período de 2010 a 2020. A investigação é baseada nos estudos de Porter (1986) sobre a teoria de Estratégia Competitiva e na análise das Cinco Forças Competitivas, além da avaliação da teoria baseada nos Recursos e Competências Essenciais utilizados pela companhia. Para isso, foi feita uma recapitulação histórica do setor automobilístico nacional, bem como das suas futuras tendências. Também foi examinado como o Grupo FIAT se posiciona nesse cenário. Deste modo, verificou-se que os recursos e competências essenciais utilizados pelo Grupo FIAT durante o período de 2010 a 2020 se baseiam no uso da Contabilidade Enxuta, na inovação, na capacitação dos funcionários e no relacionamento com os clientes mediante o fortalecimento da imagem da marca. Tais competências, em conjunto com a configuração e as tendências da indústria automobilística, indicam que a estratégia implementada pela empresa é de diferenciação de produtos em relação aos concorrentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseEstratégiasCompetitivas.pdf768.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons