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dc.creatorFaria, Marcela Teodoro-
dc.date.accessioned2022-04-12T17:15:59Z-
dc.date.available2022-04-12T17:15:59Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationFARIA, Marcela Teodoro. Análise do conteúdo dos vídeos sobre aleitamento materno postados na rede social Instagram. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34704-
dc.description.abstractObjective: To analyze the content of videos about breastfeeding (BF) posted on the social network Instagram. Methods: Quantitative and qualitative cross-sectional study carried out with the content and messages of videos about BR on Instagram. Data were extracted from public profiles using four hashtags: #breastfeeding; #breastfeeding; #breast milk; #breastfeeding. The quantitative data extracted were: engagement number of publications, duration of the video, profile (institutional, personal and others) of the post, activity performed in the video (explanatory and narrative, explanatory, breastfeeding display, illustrative), exposure of the breast when breastfeeding (yes/no), and the characteristics of the ethnicity and gender of the adults/mothers, age group of the child exposed in the videos. Quantitative data were expressed as absolute and relative frequencies. The messages conveyed in the videos were organized into thematic categories based on the content and messages of the videos. Results: Were analyzed 888 videos, most of which were posted on public profiles of health professionals (60%). #breastfeeding had the highest number of videos (n=516). We found that 91% of the videos had women, 73% of the videos had white people and 59% had the presence of a child of early childhood age. Were created 14 thematic categories. Approximately one third of the videos (27.5%) had as their main message “Experiences and support for BF”, followed by “Event publicity and celebration of the Golden August” (19.1%) and “Benefits and recommendations of BF” ( 14.1%). Conclusion: The main contents identified in the videos published on Instagram refer to the dissemination of the benefits of BF and, mainly, the creation of a support network for BF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectSocialnetwork promotionpt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleAnálise do conteúdo dos vídeos sobre aleitamento materno postados na rede social Instagrampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Ana Elisa Madalena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256988624383740pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luciana Saraiva da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289479620415641pt_BR
dc.contributor.referee2Meira , Camila Abadia Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0583603998014530pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235043346566620pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Analisar o conteúdo dos vídeos sobre aleitamento materno (AM) postados na rede social Instagram. Métodos: Estudo transversal quantitativo e qualitativo realizado com o conteúdo e mensagens dos vídeos sobre AM no Instagram. Dados foram extraídos de perfis públicos por meio de quatro hashtags: #amamentacao; #aleitamentomaterno; #leitematerno; #aleitamento. Os dados quantitativos extraídos foram: número do engajamento das publicações, duração do vídeo, perfil (institucional, pessoal e outros) da postagem, atividade realizada no vídeo (explicativo e narrativo, explicativo, exibição da amamentação, ilustrativo), exposição do seio ao amamentar (sim/não), e as características da etnia e gênero dos adultos/mãe, faixa etária da criança exposta nos vídeos. Dados quantitativos foram expressos em frequências absolutas e relativas. As mensagens veiculadas nos vídeos foram organizadas em categorias temáticas a partir do conteúdo e mensagens dos vídeos. Resultados: Foram analisados 888 vídeos, sendo a maioria postado em perfis públicos de profissionais da saúde (60%). A #aleitamentomaterno apresentou maior número de vídeos (n=516). Verificamos que 91% dos vídeos tinham mulheres, 73% dos vídeos tinham pessoas de cor de pele branca e 59% tinham a presença de criança em idade da primeira infância. Foram criadas 14 categorias temáticas. Aproximadamente um terço dos vídeos (27,5%) tinham como mensagem principal “Experiências e apoio ao AM”, seguindo de “Divulgação de evento e comemoração do agosto Dourado” (19,1%) e “Benefícios e recomendações do AM” (14,1%). Conclusão: Os principais conteúdos identificados nos vídeos publicados no Instagram se referem à divulgação dos benefícios do AM e, principalmente, criação de uma rede de apoio ao AM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseNutriçãopt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.embargo2024-04-30-
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