Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Larissa de Sá e-
dc.date.accessioned2022-04-07T18:50:04Z-
dc.date.available2022-04-07T18:50:04Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa de Sá e. A adoção de práticas ESG por empresas brasileiras de capital aberto. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34625-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectISEpt_BR
dc.subjectSustentabilidade no Brasilpt_BR
dc.titleA adoção de práticas ESG por empresas brasileiras de capital abertopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Loural, Marcelo Sartorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cássio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5269031128431861pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Daniel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4632609286866341pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como temática principal observar uma amostra de empresas, sendo elas as três de maior peso e as três de menor peso da carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE), em ordem decrescente de relevância: Lojas Renner, Telefônica Brasil, Grupo Natura, Iochpe-Maxion, Movida e Ambipar. A partir da consulta de todos os comunicados oficiais das companhias que envolvam alguma menção ao ESG (Environmental, social and corporate governance), ou ASG (Ambiental, Social e Governança), em português, o estudo busca verificar se existe algum resultado quantitativo de que pelo menos um desses pilares influencia em algum indicador financeiro corporativo. Além disso, busca-se identificar vantagens competitivas a partir da forma como as companhias divulgam ao mercado suas práticas socioambientais e de governança com base no que faz, como faz e com quais expectativas. Para tanto, levando em conta a insurgência do tema no meio corporativo como essencial para a otimização da produtividade, observa-se uma movimentação acerca da compreensão de que a preocupação social, sustentável e de governança é indispensável para o sucesso das empresas no médio e longo prazo. O trabalho, portanto, considera o genuíno conceito ESG e os motivos que o trouxe à tona para a realidade privada para entender se o discurso de engajamento às suas práticas consegue combinar a promoção do bem-estar social com o desempenho financeiro das companhias em questão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.orcid.putcode111143445-
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdoçãoPráticasESG.pdf228.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.