Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Isabela de Almeida-
dc.date.accessioned2022-04-07T18:15:46Z-
dc.date.available2022-04-07T18:15:46Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Isabela de Almeida. Internacionalização de Empresas: Uma Análise das Estratégias de Expansão da Brasil Food (BRF) para o Oriente Médio e Restante da Ásia. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34623-
dc.description.abstractThis paper analyzes the internationalization strategies adopted by Brasil Foods (BRF) for the Middle East and Rest of Asia, going through the evaluation of the company's structure and points that can be considered strong for expansion. It verifies that the internationalization process took place mainly through purchases, acquisitions, formation of joint ventures and opening of a factory. The company's strategy was based on the large distribution network in Brazil, well-established brands in the world and investment in innovation to adapt to the demands of the new market and predict consumption trends. In addition, there was the development of an effective marketing that contemplates the cultural and religious peculiarities of the population. In this sense, BRF discovered a great opportunity in Halal market, that is, in the market for goods and services that Muslims can consume. This market has shown exponential growth, with consumption by both Muslims and people who value a healthier life. In relation to Brazil, there is an intense flow of Halal goods exported to Arab countries, representing a significant collection of which BRF is a major contributorpt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.subjectBRFpt_BR
dc.subjectMiddle Eastpt_BR
dc.subjectOriente Médiopt_BR
dc.subjectHalal marketpt_BR
dc.subjectMercado Halalpt_BR
dc.titleInternacionalização de empresas: uma análise das estratégias de expansão da Brasil Food (BRF) para o Oriente Médio e restante da Ásiapt_BR
dc.title.alternativeInternationalization of companies: an analysis of Brasil Foods (BRF) expansion strategies for the Middle East and rest of Asiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Veríssimo, Michele Polline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008143213768123pt_BR
dc.contributor.referee1Loural, Marcelo Sartorio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2921492689603111pt_BR
dc.contributor.referee2Yahn Filho, Armando Gallo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674111248402790pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa as estratégias de internacionalização adotadas pela Brasil Foods (BRF) para o Oriente Médio e restante da Ásia, passando pela avaliação da estrutura da empresa e dos pontos que são considerados fortes para a expansão. Verifica-se que o processo de internacionalização da empresa se deu principalmente por exportação, aquisições, formação de joint ventures e abertura de fábricas. A estratégia da empresa foi baseada na grande rede de distribuição no Brasil, marcas bem consolidadas no mundo e investimento em inovação para adaptar às exigências do novo mercado e prever tendências de consumo. Também houve desenvolvimento de um marketing eficaz para contemplar as peculiaridades culturais e religiosas da população. Nesse sentido, a BRF descobriu uma grande oportunidade de exploração do mercado Halal, ou seja, de bens e serviços que os mulçumanos podem consumir. Esse mercado tem apresentado um crescimento exponencial, com consumo tanto por mulçumanos quanto por pessoas que prezam por uma vida mais saudável. Em relação ao Brasil, há um fluxo intenso de mercadorias Halal exportadas para países árabes, representando uma arrecadação significativa da qual a BRF é uma grande contribuinte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InternacionalizaçãoDeEmpresas.pdf383.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.