Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Vitor Marques Barbosa-
dc.date.accessioned2022-04-06T14:24:27Z-
dc.date.available2022-04-06T14:24:27Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, Vitor Marques. O PodCast como ferramenta disparadora para o ensino de MatemáticaS. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34573-
dc.description.abstractDeveloping an understanding of the ways in which PodCast has been mobilized for teaching and learning Mathematics in the last decade (2011 - 2021) is the general objective of this work. For this, we list the specific objectives: (i) to study how technologies have participated in the teaching and learning process of Mathematics; (ii) collect data from the last decade (2011 - 2021) on the use of PodCast in teaching and learning Mathematics; and (iii) to systematize the data in order to show which contents have been most mobilized. Thus, methodologically supported by qualitative research, we mapped the uses of PodCast, in Mathematics, in articles and in two digital platforms, namely, Youtube and Spotfy. After collecting the data, we chose to create three categories of analysis that emerged from the production of meanings that we weaved for the sources consulted. We named, then, such categories as: “Mathematics”, which deals with the different “types” of Mathematics, in particular, we identify school, academic and everyday Mathematics; “‘Didactics’ of the PodCast”, which discusses some ways of teaching approached by each presenter, the ethics involved, posture and examples; Finally, we talk about “autonomy”, above all, how PodCast can provide this to students. In the end, we conclude that working with PodCasts has great potential for teaching and learning Mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectFicheiros de áudiopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectAudio filespt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.titleO PodCast como ferramenta disparadora para o ensino de MatemáticaSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes , Érika Maria Chioca Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.contributor.referee2Jatobá , Ariosvaldo Marques Jatobá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0039779148851646pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoElaborar uma compreensão sobre os modos pelos quais o PodCast tem sido mobilizado para o ensino e a aprendizagem da Matemática na última década (2011 - 2021) é o objetivo geral desse trabalho. Para isso, elencamos os objetivos específicos: (i) estudar como as tecnologias têm participado do processo de ensino e aprendizagem da Matemática; (ii) levantar dados da última década (2011 - 2021) sobre o uso de PodCast no ensino e na aprendizagem da Matemática; e (iii) sistematizar os dados com o intuito de evidenciar que conteúdos têm sido mais mobilizados. Assim, metodologicamente respaldados na pesquisa qualitativa, mapeamos o usos do PodCast, na Matemática, em artigos e em duas plataformas digitais, a saber, Youtube e Spotfy. Após o levantamento dos dados, optamos por criar quatro categorias de análise que emergiram da produção de significados que tecemos para as fontes consultadas. Nomeamos, então, tais categorias como: “MatematicaS” , que trata dos diferentes “tipos” de Matemática, em especial, identificamos a escolar, acadêmica e do cotidiano; “‘Didática’ do PodCast”, que discorre sobre alguns modos de ensinar abordados por cada apresentador, a postura e exemplos; “Ferramenta Disparadora”, que trata de como o PodCast pode ser utilizado em aulas de Matemática; por fim, falamos da “autonomia”, sobretudo, em como o PodCast pode proporcionar isso aos estudantes. Ao final, concluímos que o trabalho com PodCasts tem grande potencial para o ensino e a aprendizagem da Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PodcastComoFerramenta.pdf662.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.