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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vital, Laura Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T17:07:35Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T17:07:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.identifier.citation | VITAL, Laura Silva. Percepções do residente quanto aos objetivos do programa Residência Pedagógica na formação docente inicial. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34539 | - |
dc.description.abstract | The period of initial training for teaching is an important phase for their insertion into the school environment, its norms and institutional values. The emergence of teacher training programs, such as the Pedagogical Residence - RP, adds to the need to encourage and improve the qualification of this initial teacher training for basic education and, ultimately, to help improve the quality of school education for children and young. The present work, of a qualitative nature, aimed to know, identify and analyze the perceptions and impact of the program on the training of undergraduates in the Biological Sciences courses at UFU, on the Umuarama and Pontal campuses. Through an electronic questionnaire, residents presented their perceptions regarding the objectives proposed by the Program. Most of the residents' answers revealed the PR as a great incentive for the insertion of undergraduates in basic education and an opportunity to be closer to the school reality. However, they considered that little has been explored about the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) and the possible adjustments that the Base proposes in the curricula and pedagogical proposals of the degree courses. Difficulties such as reconciling academic activities schedules with school commitments and the lack of school infrastructure, even without details or specifics, were also identified as impediments to carrying out more innovative actions. Such results can contribute to studies related to training programs and their impacts on teacher training courses. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Políticas de formação | pt_BR |
dc.title | Percepções do residente quanto aos objetivos do programa Residência Pedagógica na formação docente inicial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Renata Carmo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782028Y6&tokenCaptchar=03AGdBq26_xOdO5D6QAYlqvSMrs9p_RLadvHwMMrGCNNVS3cUn8DDhwVpzDP8KnC5j6S2af8dqaoUrTzpghPlIHKnTbYyH6AozODXw7tcTy23FaGRjnbPKAzLjRNIvYQNendhkIpqChVmvCpmir-_8AyVTEEdmFV0ZiqeoziFtB-2ikCeAsRccfA25AflW7Hi-oa13XxR-ScZoztmY2NV2wuZASK5WkFjdT353RtjR7XqsXdKzVCINShLocniEB1BDRrAryHiuauXMR3u8idNPIgRKk1ObZgYhRnXcr1DvKAxhiqd_COPU319GUqMu6g2ezzis55MISmAKs2E35MHxtTpySKRt8cZwToBgO_JMH1juuPbq68m4Bo0FXcHhpMq_we04AKMDma47xEG0iSUdJfOkyzVKxfZoV2QEqK1u1vOiFItIvuy87gZLEF6ZTiRTERAfWWMYvDF3VDqDiJUDLcmE_v9Jbag4aA | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Custódio, Luciana | - |
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dc.contributor.referee2 | Moraes, Viviane | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705235H8&tokenCaptchar=03AGdBq25gD0kD86iVhuOUN3iRjVhlAU0sHrV_7dAoVwRKttzKtlaKdPGjOmPlMOtCxckBpYZaCU0fOIFIL8HJD06jgeQvb9WNXfry3mjy3T66r9CgJXk9ElvRN_yHBrdvi0A3rOCot9wIxaGuTjDqAFXZ7JydTZ35ZiS6TSgOKv9jI1FcUBUeCGbNZzBAqDfn-MhCeMiXzkNat9XNNUTV-S0IvQsq4oGAQPTyoz9ozFwFbcIVLj8MBotxw1km-tRbuCeG58VzFXtKe-SV6B6pqflXi2qa9tLP-yKZskSWM_GuMeAF5rLbaR_vQkXec5QF6fLR1nU8UH-vn2H0YIgNy8pHrukK48xlmrrbOevSL2041PZ65yVlV5EtLa03vBoyV13HdqJyTO18wznR62tqvpcYvw_4mJQ9gpwBwNtr3CWmytGH8Ja-9ApaChWK_UKlLQg-LyBEVNWoHZc_wiDIAZRRp3B0ocPjkw | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2588039T9 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O período de formação inicial para docência é uma importante fase para inserção do licenciando no ambiente escolar, de suas normas, valores institucionais. O surgimento de políticas públicas, voltadas para a formação docente inicial de professores, como o Programa Residência Pedagógica - PRP, se soma à necessidade incentivar e melhorar qualificar essa formação inicial de professores para a educação básica e, em última instância, de ajudar a melhorar qualidade da educação escolar de crianças e jovens. O presente trabalho, de cunho qualitativo, teve como objetivos conhecer, identificar e analisar as percepções e o impacto do programa na formação de licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas da UFU, nos campi Umuarama e do Pontal. Por meio de um questionário eletrônico os residentes apresentaram suas percepções com relação aos objetivos propostos pelo Programa. A maioria das respostas dos residentes revelou a RP como uma grande incentivadora para inserção dos licenciandos na educação básica e uma oportunidade de estarem mais próximos com a realidade escolar. No entanto, consideraram que pouco se explorou sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e as possíveis adequações que a Base propõe nos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura. Dificuldades como conciliar os horários das atividades acadêmicas com os compromissos da escola e a falta de infraestrutura da escola, mesmo sem detalhes ou especificidades, também foram apontadas como impedimentos para realização de ações mais inovadoras. Mais discussões e maior entendimento a cerda do Programa, pelas equipes que constituem o programa, podem auxiliar em planejamentos que minimizem os impactos das horas determinadas para os projetos. Tais resultados podem contribuir com os estudos relacionados a programas de formação e seus impactos nos cursos de formação docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 36 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
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