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dc.creatorFerreira, Alexandre Custódio-
dc.date.accessioned2022-04-05T13:36:10Z-
dc.date.available2022-04-05T13:36:10Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.citationFERREIRA, Alexandre Custódio. Desafios e oportunidades no processo de adoção de sistemas ERP no Brasil. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34527-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnterprise resources planning (ERP)pt_BR
dc.subjectChallenges in the solution adoption processpt_BR
dc.subjectBenefits and contributionspt_BR
dc.subjectIntegrated management system (GIS)pt_BR
dc.subjectBusiness processpt_BR
dc.titleDesafios e oportunidades no processo de adoção de sistemas ERP no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee2Fagundes, André Francisco Alcântara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605993276758331pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs sistemas integrados de gestão ou ERP - Enterprise Resource Planning, passaram a ser utilizados em grande escala por empresas de diversos portes de diversos segmentos, fazendo parte dos ativos dessas organizações. Contudo, a decisão por adotar e implantar um sistema ERP não é tarefa fácil, apesar das várias oportunidades apresentadas a partir da adoção. Assim, teve como objetivo descrever e analisar os desafios e oportunidades relacionados ao processo de adoção de ERPs por empesas no Brasil a partir de análises documental e bibliográficas. Como objetivos secundários, buscou caracterizar e descrever o mercado de ERPs no Brasil sob a ótica da oferta e da demanda. Como abordagem metodológica, esta pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, valeu-se da pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, evidencia-se um mercado de ERPs aquecido no Brasil, com uma diversidade de fornecedores, tecnologias e ofertas do lado da demanda e, por outro lado, evidencia-se a adoção cada vez em maior escala por empresas de diversos segmentos, portes e diferentes localizações geográficas. Os resultados deste estudo se mostraram contributivos por dois motivos: ao verificar a satisfação de empresas que adquirem o sistema em relação ao ERP e os achados que representam um diagnóstico do ERP que estimula a elaboração de melhorias tanto por parte do objeto de estudo selecionado, quanto pelos demais adeptos interessados na temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2022-04-01-
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