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dc.creatorCouto, Camilla Angélica Feliciano-
dc.date.accessioned2022-04-01T13:40:04Z-
dc.date.available2022-04-01T13:40:04Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationCOUTO, Camilla Angélica Feliciano. Psicologia escolar e inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34483-
dc.description.abstractEarly Childhood Education is an important stage of development in which children come to have contact with an institution other than the family. Autism Spectrum Disorder (ASD) is part of the effective school inclusion plan provided by law. Since its discovery, autism has been the subject of several studies and many differ on its etiology and best form of treatment, from which the question remains: how to effectively think about the inclusion of children with ASD? Taking into account the basis of D. W. Winnicott's theory of emotional maturation as possible dialogues that help in this matter, I guide the objective of my work: to investigate the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education and the way in which the school psychologist can act as a facilitator of this process to from theoretical research. For this, I carried out a bibliographic research in the Scielo and Lilacs databases, in addition to a search in articles published in the ABRAPEE magazine. I select seventeen articles that have in their keywords: school inclusion/inclusive education and Early Childhood Education/daycare. I make a systematic reading of each article. I choose three categories that touch my objective: school psychologist, continuing education, family-school relationship. Despite finding these points in common, I emphasize here the importance of studies in the area of School Psychology, which take into account the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, making clear the importance and the way in which the school psychologist can help as a facilitator of this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titlePsicologia escolar e a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8549652382923677pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612994687828540pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Infantil é uma importante fase do desenvolvimento, na qual as crianças passam a ter contato com uma instituição diferente da família. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte do plano de inclusão escolar efetiva provida por lei. Desde sua descoberta, o autismo tem sido alvo de diversos estudos que às vezes divergem quanto a sua etiologia e melhor forma de tratamento, e com isso suscitando o questionamento: como se pensar efetivamente a inclusão das crianças com TEA? Levando em consideração bases da teoria do amadurecimento emocional de D. W. Winnicott como diálogos possíveis que auxiliem nesta questão pauto o objetivo de meu trabalho: investigar a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil e a forma como o/a psicólogo/a escolar pode atuar como facilitador deste processo. Para isso, realizei uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Lilacs, além de uma busca em artigos publicados na revista da ABRAPEE. Seleciono dezessete artigos que possuem entre suas palavras-chave: inclusão escolar/educação inclusiva e Educação Infantil/creche. Faço uma leitura sistematizada de cada artigo. Elejo três categorias que tangenciam meu objetivo: psicólogo/a escolar, formação continuada, relação-família-escola, sobre as quais discorro buscando evidenciar como um trabalho que envolva as três categorias pode contribuir para uma efetiva inclusão de crianças com TEA. O estudo aponta a importância de estudos na área de Psicologia Escolar, que levem em consideração a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil, destacando o trabalho do/a psicólogo/a escolar como facilitador deste processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.description.embargo2022-03-29-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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