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dc.creatorNeves, Thalyta-
dc.date.accessioned2022-03-31T12:41:52Z-
dc.date.available2022-03-31T12:41:52Z-
dc.date.issued2022-03-16-
dc.identifier.citationNEVES, Thalyta. Contabilização das receitas de programas de fidelidade em companhias atuantes no Brasil após a vigência da IFRS 15. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34438-
dc.description.abstractThe adoption of IFRS 15 caused mandatory changes in the accounting of revenue from contracts with customers that had impacts on several companies with regard to: time of revenue recognition, internal accounting processes, communication between parties involved in the contract with the customer and programs of faithfulness. With that, the objective of this study is to identify the characteristics of the accounting of the revenue of the loyalty programs in companies operating in Brazil, showing the most used decisions and their respective implications. Twelve companies were selected, active in Brazil, which published financial statements from 2018 to 2020. It was found that the main type of credit chosen is the accumulation of points and these are mostly used to exchange for products, services and discounts within the company's usual activity, and that the main form of revenue recognition from loyalty programs is the gross amount. The results also showed the absence of disclosure of information related to the revenue generated by loyalty programs in some cases, because despite the standard bringing a standard for the recognition and disclosure of revenue, the factors related to the managerial decision, as well as the economic profile and to the type of company (point granting company or points company) seem to contribute to different accounting choices being made.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReconhecimento de receitapt_BR
dc.subjectIFRS 15pt_BR
dc.subjectProgramas de fidelidadept_BR
dc.titleContabilização das receitas de programas de fidelidade em companhias atuantes no Brasil após a vigência da IFRS 15pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Denise Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299311437340135pt_BR
dc.contributor.referee1Não se aplica - Blind Review, Não se aplica - Blind Review-
dc.contributor.referee1LattesNão se aplica - Blind Reviewpt_BR
dc.contributor.referee2Não se aplica - Blind Review, Não se aplica - Blind Review-
dc.contributor.referee2LattesNão se aplica - Blind Reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA adoção da IFRS 15 ocasionou mudanças obrigatórias na contabilização de receita de contrato com clientes que acarretaram impactos em diversas empresas no que diz respeito a: momento de reconhecimento das receitas, processos contábeis internos, comunicação entre partes envolvidas no contrato com o cliente e programas de fidelidade. Com isso, o objetivo desse estudo é identificar as características da contabilização das receitas dos programas de fidelidade em companhias atuantes no Brasil, mostrando as decisões mais utilizadas e suas respectivas implicações. Foram selecionadas 12companhias, ativas no Brasil, que publicaram demonstrações contábeis no período de 2018 a 2020. Apurou-se que a principal modalidade de crédito escolhida é o acúmulo de pontos e estes são utilizados, em sua maioria, para troca por produtos, serviços e descontos dentro da atividade usual da companhia, e que a principal forma de reconhecimento de receitas dos programas de fidelidade é pelo montante bruto. Os resultados também apontaram ausência de divulgação de informações relativas às receitas geradas pelos programas de fidelidade em alguns casos, pois apesar da norma trazer uma padronização para o reconhecimento e a evidenciação das receitas, os fatores relacionados à decisão gerencial, bem como ao perfil econômico e ao tipo de empresa (empresa concedente de pontos ou empresa de pontos) parecem contribuir para que escolhas contábeis diferentes sejam realizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode110841256-
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