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dc.creatorMendes, Gabriela Moura-
dc.date.accessioned2022-03-29T15:39:02Z-
dc.date.available2022-03-29T15:39:02Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationMENDES, Gabriela Moura. Perfil e características do Microempreendedor Individual na cidade de Uberlândia-MG. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34395-
dc.description.abstractThis research aims to raise and analyze the profile and characteristics of the Individual Microentrepreneur (MEI) in the city of Uberlândia/MG. This is a descriptive research, with a quantitative, documentary and bibliographic approach regarding the data collection instrument. Data referring to Individual Microentrepreneurs were collected on the websites of Sebrae, Simples Nacional, Federal Revenue of Brazil and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), in addition to performing a comparison with previous research whose analyzes refer to the Federal District, the Northeast Region, to Fátima do Sul/MS; Natal/RN and Porto Alegre/MG. The results corroborate the findings of the analyzed works and demonstrate that the number of MEIs registered in the city of Uberlândia represents approximately 4% of the total of MEIs in the entire state of Minas Gerais, corresponding to about 8% of the population of Uberlândia. Of these, 54.60% are male, against 45.40% female. Most (53%) are between 31 and 50 years old and the main activities performed are ‘Hairdressers, Manicure and Pedicure’; 'Sales promotion'; ‘Retail trade in clothing and accessories’; 'Masonry works' and 'Road transport of cargo, except dangerous products and removals, municipal', thus meeting the proposed objective. It is concluded, from the analysis of the results, that the demand for formalization is increasing, and cultural and socioeconomic factors, such as unemployment, in addition to the need for replacement in the labor market, combined with the entrepreneurial vision, partially explain the phenomenon observed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMicroempreendedor individualpt_BR
dc.subjectIndividual microentrepreneurpt_BR
dc.subjectInformalidadept_BR
dc.subjectInformalitypt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectEmployabilitypt_BR
dc.titlePerfil e características do Microempreenderdor Individual na cidade de Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Jones, Graciela Dias Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7915502007132569pt_BR
dc.contributor.referee1blind review-
dc.contributor.referee1Lattesblind reviewpt_BR
dc.contributor.referee2blind review-
dc.contributor.referee2Lattesblind reviewpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo levantar e analisar o perfil e as características do Microempreendedor Individual (MEI) na cidade de Uberlândia/MG. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo, com abordagem quantitativa, documental e bibliográfica quanto ao instrumento de coleta de dados. Os dados referentes aos Microempreendedores Individuais foram coletados nos sites do Sebrae, Simples Nacional, Receita Federal do Brasil e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de realizar um comparativo com pesquisas anteriores cujas análises remetem ao Distrito Federal, à Região Nordeste, à Fátima do Sul/MS; Natal/RN e Porto Alegre/MG. Os resultados corroboram com os achados dos trabalhos analisados e demonstram que o número de MEIs inscritos na cidade de Uberlândia representa aproximadamente 4% do total de MEIs de todo estado de Minas Gerais, correspondendo a cerca de 8% da população uberlandense. Destes, 54,60% são do sexo masculino, contra 45,40% feminino. A maioria (53%) está entre 31 e 50 anos de idade e as principais atividades exercidas são ‘Cabeleireiros, Manicure e pedicure’; ‘Promoção de vendas’; ‘Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios’; ‘Obras de alvenaria’ e ‘Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal’, atendendo assim ao objetivo proposto. Conclui-se, a partir da análise dos resultados, que a procura pela formalização é crescente, e fatores culturais e socioeconômicos, como o desemprego, além da necessidade de recolocação no mercado de trabalho, aliados à visão empreendedora, explicam em parte o fenômeno observado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode110611801-
dc.description.embargo2022-03-28-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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